AGRADECIMENTOS

"Consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."

Papa João Paulo XXII


Nós do ETEC Martin Luther King- Extensão João Crispiniano agradecemos a todos os grandes momentos vividos.
À todos que fizeram parte desta grande história, Coordenadores,Professores, Alunos e Pais.... "OBRIGADO"





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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Governo aponta investimentos em Itaquera e moradores pedem segurança

Prefeitura e governo do estado apostam em Pólo Tecnológico e obras viárias para fortalecer local escolhido para receber jogos da Copa. Comerciantes reclamam de enchentes, assaltos e invasões

por Marcel Rizzo, iG São Paulo

Itaquera é um distrito da capital no extremo da zona leste que possui cerca de 600 mil habitantes. O local escolhido para receber o estádio que representará São Paulo na Copa de 2014 já era uma das prioridades da prefeitura e do governo do Estado em investimentos para melhoria de infraestrutura, verba que agora será turbinada por causa do Mundial.

“Não fechamos o orçamento de quanto será gasto no entorno, mas já havia previsão de investimento em um Pólo Tecnológico, que vai englobar Fatec (Faculdade Tecnológica), Etec (Escola Estadual de Tecnologia), entre outras coisas”, disse o prefeito Gilberto Kassab.

A obra do Pólo Tecnológico já está em andamento em terreno ao lado de onde o Corinthians pretende levantar seu estádio (local no qual hoje funciona o centro de treinamento das categorias de base do clube). A previsão é que a Fatec seja entregue até 2012 e contará com 24 salas de aula, biblioteca e auditório para os cursos de Mecânica de Projetos, Soldagem, Automação Industrial e Sistemas Biomédicos.

No futuro, a idéia é que o Pólo vire institucional, já que receberá também um fórum e uma rodoviária. A intenção é que Itaquera se transforme no centro da zona leste da capital.

O acesso ao local no qual será construído o campo do Corinthians é feito hoje exclusivamente pela Radial Leste. No futuro, a avenida Jacu Pêssego chegará até a Radial e ligará o estádio diretamente à rodovia Ayrton Senna e, uns anos à frente, ao setor leste do Rodoanel, ainda em fase de licitação.

A linha do metrô 2, a vermelha, já atende o local. Uma passarela liga a estação Corinthians-Itaquera quase à porta do estádio. Segundo José Luiz Portella, secretário estadual do transporte metropolitano, a linha 2 não é mais a que leva maior número de passageiros, perdendo o posto para a 1, a azul.

“Vamos ter nos próximos anos 10 novos trens para essa linha, o que vai diminuir o tempo de espera de 101 segundos para 82 segundos, tornando o metrô paulista o mais rápido do mundo. Hoje carregamos 60 mil passageiros por hora na linha 2 e esses novos trens podem aumentar a demanda em até 30% (para 78 mil)”, disse Portella.

“A grande vantagem deste terreno é que temos o metrô ao lado, vamos ter acesso fácil por duas grandes avenidas e uma rodoviária, que atenderá também ônibus locais”, disse o governador Alberto Goldman. O projeto do estádio corintiano prevê estacionamento para 4 mil a 5 mil automóveis, visando também os shows que o clube pretende realizar no local e que foca um público alvo com pode aquisitivo mais alto.

Um parque também está no projeto. Segundo dados da prefeitura ele será linear, a cerca de 1 km do terreno do estádio, e será o maior do município. A previsão inicial era de entrega após 2014, mas pode ser antecipado por causa da Copa do Mundo.

Para facilitar a acomodação de turistas e jornalistas na cobertura da Copa do Mundo de 2014, o Corinthians pode acrescentar ao projeto a construção de um pequeno hotel, que seria construído e gerido, num primeiro momento, também pela Odebrecht. Depois da Copa serviria para receber pessoas que viessem a São Paulo acompanhar shows que serão realizados no estádio.

“A idéia é trazer qualidade para os moradores que já vivem aqui e, quem sabe, povoar ainda mais essa área de São Paulo trazendo empresas e lazer”, disse o prefeito Gilberto Kassab.

Nem tudo são flores

A ocupação ilegal de áreas, formando favelas, é apontado por moradores de Itaquera como o principal problema do distrito atualmente e que precisa ser resolvido pelo poder público para a Copa do Mundo.

“O centro de Itaquera, onde está o comércio do local, também enche quando chove forte. Estamos vibrando com a possibilidade de receber a Copa, mas são alguns problemas que precisam ser resolvidos”, disse a advogada Lidia Paniaga, que representa os comerciantes da região.

A segurança também preocupa não só os moradores, mas foi, por exemplo, um dos motivos de que o desejo da diretoria corintiana de construir ali o CT dos time profissional nunca saísse do papel – o CT está quase pronto, mas bem distante, no Parque Ecológico, ao lado de Guarulhos.

“Temos alguns bolsões de segurança, onde ficam policias. Mas como a ocupação ilegal acaba atraindo pessoas que não viviam aqui, ocorrem alguns problemas”, disse Paniaga.

A diretoria corintiana desistiu de abrigar ali o CT dos profissionais porque vários jogadores foram assaltados, no caminho de volta para casa quando o elenco trabalhou por ali. No começo deste ano, o próprio CT foi assaltado e garotos perderam dinheiro, celulares e computadores.

A previsão dos moradores, segundo Paniaga, é que a Copa do Mundo e o Pólo que está sendo construído na região tragam mais hospitais à região e o acesso viário melhore, o que está no plano do governo. “Vamos cobrar”, disse.

Leia mais sobre: Corinthians, Itaquera, Estádio Corinthians

Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/08/31/governo+aponta+investimentos+em+itaquera+e+moradores+pedem+seguranca

Escavação mostrou restos de banquete organizado há 12 mil anos atrás, em Israel

Arqueólogos encontraram em uma caverna em Israel evidências de ritual que teria acontecido no Neolítico

por AFP 30/08/2010 18:27

Cientistas descobriram evidências de que um banquete foi celebrado 12 mil anos atrás, antes do início da agricultura, em uma caverna que servia como local de sepultamento na Galileia, no norte de Israel, segundo um trabalho publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores suspeitavam da existência de banquetes antes do período neolítico, iniciado há 11.500 anos, embora não houvesse provas, explicou Natalie Munro, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

"Esta descoberta representa a primeira prova sólida que confirma a hipótese segundo a qual os banquetes comunitários já eram realizados e, talvez frequentemente, no início do período de transição para o surgimento da agricultura", acrescentou Munro, principal autora do trabalho publicado na revista da Academia Nacional de Ciências (PNAS) dos Estados Unidos.

O termo neolítico refere-se à nova Idade da Pedra ou da Pedra Polida, que sucede o Paleolítico, Idade da Pedra ou da Pedra Lascada.

O neolítico, que culminou por volta de 3.500 anos a.C, foi o período durante o qual os humanos deixaram de ser predadores para se tornarem agricultores e criadores de animais.

Munro e seu colega Leore Grosman, da Universidade Hebraica de Jerusalém, descobriram os restos de pelo menos 71 tartarugas e outros três animais selvagens, uma densidade incomumente elevada para este período, em duas fossas cavadas de forma especial.

Os cascos de tartaruga e as ossadas dos outros animais apresentavam marcas indicativas de que foram cortados e cozidos para consumo humano.

Segundo os cientistas, uma das fossas foi cavada no marco de um ritual de sepultamento humano e a outra, no marco de um banquete.

Na primeira, os cascos da tartaruga foram colocados voltados para baixo, ao redor e sobre os restos de uma idosa aparentemente enterrada em um ritual, o que leva a crer que o banquete foi organizado por ocasião do funeral.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/descobertos+na+galileia+vestigios+de+banquete+de+12+mil+anos

“Os dois piores inimigos da aprendizagem são a acomodação e a arrogãncia”.

por Gilclér Regina


Quando você não aprende, você não cresce e o sucesso não somente fica mais difícil, ele foge, desaparece.

Atuando muitos anos em consultoria e treinamento, vi donos de empresa queixando-se do mau desempenho de seus vendedores, mas não se preocupando em lhes proporcionar treinamento ou apoio para melhoria das habilidades.

Não avaliavam o desempenho e por arrogância, impediam o desenvolvimento, não somente da equipe, mas o seu próprio. Seus negócios só tinham um caminho a seguir: ladeira abaixo!

A acomodação é uma inimiga natural da riqueza. Se você quer sucesso nos negócios, saia da zona de conforto. Quer sucesso na vida pessoal também? Saia da zona de conforto!

A motivação é remédio contra a acomodação e a boa atitude é remédio para combater a arrogância. Quando você evita a acomodação acaba por enxergar com nitidez as diferenças entre o certo e o errado.

Nas palavras do Reio Salomão no livro de Provérbios na Escritura Sagrada nós lemos que a arrogância precede a ruína e o espírito altivo, a queda.

Tenho como importante conselho assistir mais palestras, promover mais treinamentos, ler mais livros, assistir mais filmes e ver o que os concorrentes estão fazendo.

O importante não é onde você começa… É onde você termina. Para alguns não basta conquistar a montanha mais alta, para outros levantar-se de manhã e caminhar até o jardim é uma grande realização.

Importante é dar o máximo de si e ser o melhor ser humano possível, sem se importar com as cartas que recebeu no início do jogo. O melhor é a rodada final, o resultado.

Quantas pessoas saíram da escravidão salarial para a independência financeira com esse pensamento? Estude o sucesso. Das artes marciais chinesas às pinturas renascentistas, os alunos sempre aprenderam imitando os mestres.

Este é o único atalho para o sucesso!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/sucesso-nos-negocios-2

Mercado de azeite demanda especialização

Em crescimento no Brasil, setor carece de degustadores profissionais

por Maria Carolina Nomura, iG São Paulo - 31/08/2010 05:45

Por trás daquele fio de azeite que você coloca em cima da pizza ou usa para temperar a salada está um mercado em expansão e que demanda cada vez mais profissionais especializados, principalmente, no setor de degustação.

As multinacionais que importam azeite já têm um departamento específico para lidar com o produto que, hoje, é considerado de uma categoria superior, afirma Patricia Galasini, degustadora oficial da Associação Mille Sensi Itália.

De acordo com ela, vender azeite não é tão fácil quanto parece. "Ele não uma é commodity. Compreende degustação especial", diz "É um produto com alto valor agregado. Há azeites que custam R$ 300. Não basta comprar, é preciso saber o que se está comprando. Nesse sentido, o degustador tem um papel importante”, afirma.

Para Patrícia, o aumento do consumo da classe C, assim como o crescimento da importação de azeites no Brasil está impulsionando o mercado. Ela acredita que o que ocorreu com o vinho há 30 anos será repetido com o azeite.

Tradição

A degustadora explica que o brasileiro compra o azeite primeiro por tradição, ou seja, dos países que tradicionalmente fabricam o produto, como Espanha, Itália e Portugal.

“O brasileiro ainda não tem segurança quanto aos azeites produzidos na América do Sul. Depois de ver o país de procedência, normalmente, escolhe o azeite pelo preço, pela qualidade e pelo rótulo.”

Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o mundo do azeite, entre 8 e 11 de setembro acontece o primeiro curso de formação de provador de azeite no Brasil, no Senai. São 40 horas de aula e o investimento é de R$ 1540,00.

Na semana seguinte, nos dias 13 e 14 acontece a 4ª Expoazeite, que está aberta ao público a partir das 16h. A entrada é franca. Mais informações sobre o curso e a feira podem ser obtidas no site do evento.

Para saber apreciar o azeite, a degustadora dá algumas dicas:

• Cheire o bico da garrafa antes de consumir o azeite. Se sentir um aroma “rançoso”, é porque o azeite já está entrando em decomposição

• A cor do azeite varia de amarelo forte a claro. Azeite muito verde significa que tem muita clorofila

• Não guarde o azeite embaixo da pia ou perto do fogão. O local ideal é dentro da geladeira

• Verifique a data de fabricação. O consumo deve ser feito em até dois anos

• Verifique a condição da garrafa, chacoalhando-a. O líquido deve estar íntegro

• Azeite deve ser virgem ou extravirgem. Compostos de óleo não são azeites

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/mercado+de+azeite+demanda+especializacao

Missão no Iraque muda, mas riscos persistem para Obama

Apesar de cumprir promessa de campanha, presidente americano corre risco de ser alvo de críticas sobre situação pós-guerra do país

por The New York Times 31/08/2010 08:03

O fim oficial da missão de combate dos Estados Unidos no Iraque nesta terça-feira cumprirá a promessa de campanha que ajudou a levar o presidente Barack Obama à Casa Branca, mas também apresenta riscos profundos, conforme ele busca reivindicar o crédito, sem fazer uma declaração prematura de vitória.

Enquanto filas de veículos cruzavam a fronteira e soldados chegavam com recepções alegres depois da partida da última brigada de combete do país árabe, Obama divulgou uma declaração contida por escrito e fez uma referência de apenas uma frase em dois eventos de arrecadação de fundos. Enquanto alguns chamaram o momento de o fim da guerra de sete anos, Obama procurou evitar o tipo de momento “missão cumprida” que assombrou o seu antecessor.

Mas a Casa Branca quer encontrar uma maneira de marcar o momento e lembrar os eleitores - faltando pouco mais de dois meses para as eleições de novembro - que ele cumpriu a sua promessa de retirar as forças de combate. Obama planeja fazer um discurso proeminente sobre a retirada na próxima semana e seus assessores estão discutindo a possibilidade de que ele se encontre com os soldados em regresso.

O simbolismo da partida das tropas que foi transmitida pelas emissoras de TV mascara a realidade mais complexa em solo. Mesmo enquanto as últimas forças de combate partem e a missão muda formalmente neste dia 31 de agosto para um papel de apoio, 50 mil soldados americanos permanecerão no país para “aconselhar e dar assistência” por mais 16 meses, ainda correndo riscos e armados para o combate, caso seja necessário. Além do mais, o futuro do Iraque permanece repleto de desafios em meio a um impasse político persistente e a continuidade da insurgência.

“Dissimulação política é a norma em Washington e reivindicar a vitória e o fim da guerra é muito mais popular do que arcar com o fardo da liderança e lidar com a realidade”, escreveu Anthony H. Cordesman, especialista militar do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, no site do centro na sexta-feira. “A guerra no Iraque ainda não acabou e não foi ‘vencida’. Na verdade, ela permanece em um estágio crítico desde 2003”.

Denis R. McDonough, chefe de gabinete do Conselho de Segurança Nacional, disse que o governo não tem ilusões. “Alguém acredita que a violência vai parar totalmente e os adversários da estabilidade e do progresso no Iraque vão descansar? Não”, ele disse. “Mas nós sabemos que as forças de segurança iraquianas estão em condições de, cada vez mais, assumir esse papel por si mesmos”.

A transição oficial é tanto uma mudança de rótulo quanto uma mudança de missão. Com a violência muito abaixo do seu pico em 2006 e 2007, as forças americanas têm cada vez mais repassado o comando para as unidades de segurança iraquianas que treinaram.

Conclusão

Mas após sete anos de uma guerra iniciada pelo presidente George W. Bush, com base em informações falsas, o desejo de finalidade, e talvez de conclusão, chamou a atenção para este momento e gerou um novo debate em Washington sobre o que tudo isso significou.

E após centenas de bilhões de dólares, mais de 4.400 mortes de militares americanos e pelo menos 100 mil mortes de civis iraquianos, talvez muito mais, valeu a pena? Será que derrubar um ditador e implementar uma jovem e frágil democracia fez diferença? E os Estados Unidos salvaram sua credibilidade ao permanecerem e estabilizarem o Iraque, mesmo se não conseguiram a vitória clara originalmente prevista?

“Se não podemos ter um desfile de vitória, pelo menos deveríamos tirar algumas conclusões definitivas”, disse Andrew J. Bacevich, especialista militar da Universidade de Boston, que perdeu um filho no Iraque e escreveu um novo livro: “Washington Rules: America’s Path to Permanent War” (Regras de Washington: O Caminho Americano para uma Guerra Permanente, em tradução livre). “Mas parece que não faremos isso. Nós queremos apenas seguir em frente, infelizmente”.

Em parte, isso se deve à deterioração da situação no Afeganistão, para onde Obama está enviando mais tropas, bem como à frágil economia em casa, onde milhões de americanos estão em busca de trabalho. Assim, apesar de sua oposição à guerra do Iraque ter animado o início de sua candidatura, atualmente ela parece uma questão secundária.

Durante um discurso para a arrecadação de fundos em Ohio na semana passada, por exemplo, Obama mencionou a transição no Iraque apenas de passagem. “Estamos mantendo a promessa que eu fiz quando quando comecei minha campanha para a presidência: no final deste mês, teremos retirado 100 mil tropas do Iraque e nossa missão de combate estará encerrada”, disse ele, mantendo o discurso em um evento para arrecadação de fundos em Miami.

À medida que marcam o momento, os democratas, em geral, não fazem qualquer menção ao aumento de tropas e à mudança de estratégia ordenada por Bush em 2007, que muitos creditam por ter mudado a guerra e possibilitado o fim do combate. Na época em que Bush deixou o cargo, ele havia selado um acordo com o Iraque para retirar todas as tropas americanas até o final de 2011. Após tomar posse, Obama acrescentou um prazo intermediário de redução das tropas para 50 mil até o final deste mês.

Bush

Bush apareceu de surpresa no aeroporto Dallas-Fort Worth no início deste mês para saudar as tropas que retornavam do Iraque. Apesar de a mídia não ter sido convidada, um vídeo caseiro publicado no YouTube mostra-o em roupas informais apertando mãos e posando para fotos com soldados que chegavam no terminal, um por um.

Apesar de Bush ter se recusado a discutir a mudança da missão, ex-assessores a veem como uma validação de que, após toda a dor e sangue, o Iraque pode finalmente ser um lugar melhor, governado por um sistema mais livre, mais democrático, que ainda pode servir de modelo em um Oriente Médio amplamente autoritário.

“Nós podemos ter uma certa medida de satisfação com o sucesso no Iraque”, disse L. Paul Bremer III, o ex-administrador da ocupação do Iraque. “Ainda não é um sucesso completo, obviamente, mas construir uma democracia leva tempo”. Ele acrescentou ainda que “uma democracia árabe-muçulmano bem sucedida revela a mentira dos extremistas islâmicos” que afirmam que a democracia é um anátema para o Islã e defendem uma forma dura de governo.

Stephen J. Hadley, que foi assessor de segurança nacional de Bush, disse que a transição deveu-se ao aumento ordenado pelo ex-presidente, ao qual Obama se opôs quando era senador.

Mas ele disse estar satisfeito que a equipe de Obama “tenha realizado a transição” e por parecer se orgulhar das realizações no Iraque. E esperar que o governo conclua a tarefa. “Se eles fizerem isso, eles reivindicar parte do crédito e eu seria o primeiro a dar-lhes crédito”, disse Hadley. “Mas eles precisam manter o foco e o compromisso”.

Para Obama, esse momento é um lembrete da lição aprendida por seu antecessor, após declarar o fim de grandes operações de combate na frente de um porta-aviões sob uma faixa que dizia “Missão Cumprida” em 2003. O Iraque era uma guerra e sem fim claro. “Não haverá cerimônia de rendição no convés de um navio de guerra”, concluiu Bush posteriormente.

Obama chegou à mesma conclusão, quase com as mesmas palavras. “Não haverá nenhum momento simples de rendição para marcar o fim da viagem”, declarou no início da primavera.

*Por Peter Baker

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/missao+no+iraque+muda+mas+riscos+persistem+para+obama

sábado, 28 de agosto de 2010

Cuba amplia terminal que recebe voos diretos dos EUA em Havana

Governo iniciará as obras de ampliação no dia 1º de setembro

por EFE em 28/08/2010 15:21

O governo cubano iniciou as obras para ampliar um terminal do aeroporto internacional de Havana que recebe voos procedentes dos Estados Unidos. Segundo informou neste sábado meios oficiais cubanos, a partir de 1º de setembro os voos que regularmente operam pelo terminal dois do aeroporto José Marti serão transferidos temporariamente.

A Empresa Cubana de Aeroportos e Serviços Aeronáuticos (ECASA) está responsável pelos trabalhos e não sabe precisar quando a obra será concluída.

No ano passado, aproximadamente 50 mil americanos de origem não cubana viajaram ao país, além de cerca de 300 mil cubanos residentes no exterior, a maioria nos EUA, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

O presidente dos EUA, Barack Obama, aliviou em 2009 as restrições de viagem à ilha, embora os americanos ainda precisem fazer um requerimento ao Departamento de Estado devido ao bloqueio econômico e comercial que Washington aplica a Havana desde 1962.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/cuba+amplia+terminal+que+recebe+voos+diretos+dos+eua+em+havana

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta sexta-feira

Candidatos deverão se cadastrar pela internet e pagar taxa de R$ 100 em bancos


por iG São Paulo 27/08/2010 08:00

As inscrições para o vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para todos os cursos da Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, começam nesta sexta, dia 27, e devem ser feitas apenas pela internet até o dia 10 de setembro. O valor para a participação no exame é de R$ 100.

Para se inscrever, os candidatos devem ter número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o do documento de identidade. O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 13 de setembro em bancos. Quem for isento, receberá a ficha com esta informação.

Os portadores de necessidades especiais também devem declarar a condição ao realizar a inscrição e encaminhar à Fuvest, até o dia 14, por correio, a ficha de cadastro assinada, com a documentação que comprove a situação. Nos dias das provas, que serão realizadas em 28 de novembro (1ª fase) e 9 a 11 de janeiro (2ª fase), terão 20% a mais no tempo e, em alguns casos, poderão levar acompanhantes.

A partir do dia 29 de setembro, com o número de inscrição fornecido pela Fuvest, os candidatos podem consultar no site o local das provas das duas fases do vestibular. A ficha com o número de inscrição deverá ser impressa e acompanhar o candidato nos dias de exame.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/inscricao+para+vestibular+da+fuvest+comeca+nesta+sextafeira

Como melhorar o trabalho em equipe

Conheça os oito aspectos dessa forma de trabalho que, apesar de ser mais produtiva, também é desafiadora

por iG São Paulo - 28/08/2010 05:46

Quem trabalha com treinamentos voltados para o tema trabalho em equipe depara-se com as chamadas queixas prontas: os funcionários reclamam que é muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade.

Esse cenário é relatado pela instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) Ana Maria Ferraz de Campos. Acompanhe os sete aspectos que ela identifica como os que mais influenciam no trabalho em equipe:

1) Comunicação: Ela aponta a comunicação deficiente e ineficaz como o maior e o mais forte dos impedimentos para que o trabalho em equipe flua bem. Segundo Ana Maria, os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas.

2) Diversidade: Ana Maria acredita que é preciso ter um olhar especial para fazer com que a diversidade garanta à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Segundo ela, um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo.

3) Comportamentos: Entre os comportamentos mais comuns no grupo, Ana exemplifica que alguns gostam de ler ou de pesquisar. Outros têm muitas ideias. Há aqueles que preferem ir diretamente à ação. Alguns planejam antes de agir e outros ainda se divertem com a experimentação. Há os que dirigem trabalhos, enquanto outros otimizam dados, cuidando de resumos. Alguns odeiam ficar em longas conversas enquanto os colegas preferem compartilhar sua forma de pensar.

4) Competências: Nas empresas, as áreas competentes podem produzir os resultados necessários para complementar um projeto ou lançar um produto. Uma boa equipe trabalha com respeito mútuo, cooperação, confiança, compartilhamento, disposição e boa vontade, além de flexibilidade.

5) Sucesso: O sucesso de uma equipe depende de metas claras e de liderança para criar motivação. Isso é o que distingue uma equipe de simplesmente um grupo. Trabalhar em equipe é o meio mais adequado para se obter resultados mais ricos. Mentes unidas em direção a uma solução geram produção de ideias que uma só pessoa em sua área, ainda que com muito conhecimento, nem sempre consegue desenvolver e executar sem ajuda.

6) Tarefas: As equipes bem organizadas dividem tarefas: cada pessoa executa parte do processo e informa entre todos por onde caminham. Alinhada, a equipe não desperdiça energia. Estabelece missão, propósito, garante sinergia e ações coerentes. A visão compartilhada permite que cada qual mantenha sua própria visão sem que haja prejuízo dos interesses pessoais e os esforços se complementam.

7) Reuniões: Reuniões em que muitas ideias são lançadas sem uma meta comum podem durar horas, sem que se chegue a uma conclusão. Para que isso não aconteça, é preciso manter em mente o foco e o propósito da reunião.

8) Inimigos: Preconceitos, estrelismos, falta de domínio pessoal e gerências centralizadoras são inimigos da formação e do desenvolvimento das equipes. Bons exemplos disso são os times esportivos em que posições definidas se complementam e agregam valor à equipe, ao mesmo tempo em que os talentos individuais continuam prevalentes. Há uma linha comum e a integração acontece, permitindo destaques ao longo do processo, tendo a harmonia garantida.

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/como+melhorar+o+trabalho+em+equipe

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mau uso das redes sociais causa demissões e polêmicas

Com o crescimento das redes sociais nas empresas, alguns funcionários não estão usando-a bem, o que provoa demissões e polêmicas.

Foi o caso do então diretor Comercial da Locaweb, que xingou em seu twitter o São Paulo e a empresa patrocinava o time. Após a repercussão, ele se desligou da Locaweb.

Contudo, para o advogado Alan Sasson, as empresas caminham a passos lentos quando se trata de criar formas de se defender dessas situações.

Faça seu cadastro gratuito no site http://www.canalrh.com.br e leia esta reportagem na sua íntegra.
Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/gestaocarreira.asp

Recenseador de 87 anos sai do emprego, mas sua lição ainda é válida

Numa idade em que muitas pessoas só pensam em ficar em casa vendo televisão, o comerciante aposentado Alencar Moreira da Silva deu um exemplo a todos os brasileiros. Com 87 anos, tornou-se recenseador.

Com dificuldades em encontrar os moradores para responder as perguntas e em manusear o computador de bolso, ele pediu demissão. Mas a lição de vida de Alencar continua valendo: Inscreveu-se no concurso, fez o curso, submeteu-se à prova, passou e saiu em campo. Fazer tudo isso com quase 90 anos é muito.

“A motivação pra me inscrever no concurso do IBGE é que eu queria manter a mente ativa, exclusivamente isso, e provar que a idade não acaba com as possibilidades das pessoas”, afirma Alencar que pretende prestar vestibular para história no próximo ano.

Leia esta reportagem na sua íntegra cadastrando-se no endereço:
http://www.canalrh.com.br/Mundos/gestaocarreira_artigo.asp
Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/gestaocarreira.asp

Feira Guia do Estudante - Próxima Final de Semana no Expo Center Norte

O que é?


A Feira Guia do Estudante chega à sua quinta edição como o maior evento estudantil do país. Em 2006, no primeiro ano, a iniciativa foi feita em caráter experimental e tinha como objetivo reunir universidades e jovens estudantes pré-universitários e universitários, interessados nos cursos de graduação e especialização. Em quatro anos, cerca de 79 mil pessoas passaram pelo evento. A cada ano a feira ganha mais corpo aumenta o número de expositores e a diversificação das atividades disponíveis. Para tornar essa integração possível, o Guia do Estudante - família de publicações que há mais de 25 anos é a principal referência em informações sobre educação - abriu espaço para as instituições de ensino mostrarem em seus estandes os cursos que oferecem e as várias possibilidades de carreira no mercado de trabalho. Durante três dias de feira, os estudantes podem participar de palestras, simulados e várias outras atividades para lhes ajudar na sua escolha.

Por que ir?

Sabemos que investir numa carreira é uma tarefa complicada. Muitas são as dúvidas que pairam na cabeça dos estudantes na hora de escolher que caminho seguir. A vontade de fazer algo que se goste, o retorno financeiro, a opinião dos pais e amigos interferem, e muito, na escolha de uma profissão. Para quem está nessa situação, enlouquecido às vésperas do vestibular e ainda não escolheu uma carreira, pronto: temos o lugar certo para esclarecer suas dúvidas!

Quando, onde?

27, 28 e 29 de agosto (sexta, sábado e domingo) Das 9h às 19h Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo Av. Otto Baumgart, 1000 Vila Guilherme CEP 02055-000 São Paulo - SP.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/feira-do-estudante/como-ir-570166.shtml

Contribuição do Aluno Felipe Domingues - 2o. Administração - Noite e Rafael Fernandes 3o. Juridico - Noite

Prepare-se para as oportunidades da Copa 2014 e Olimpíadas 2016!

A indústria de Hospitalidade é uma das que mais cresce no mundo. O Brasil precisa de profissionais qualificados para as oportunidades de trabalho oferecidas em negócios de turismo, viagens, hotelaria, gastronomia, eventos, esportes, lazer, entretenimento, transportes, bem-estar e serviços em geral. Planeje ou redirecione seu futuro, preparando-se nos melhores cursos de hospitalidade do mundo, com núcleo básico de gestão de negócios, tornando-se apto para uma carreira internacional!


Você está convidado para uma palestra e bate-papo com Akiko Okusigue, Country Manager Brazil da Laureate Hospitality Education e sua equipe, sobre o mercado mundial e brasileiro da hospitalidade e opções de estudo na Suíça, Espanha, Austrália, China e Estados Unidos.

SÃO PAULO
01 de setembro de 2010 (quarta-feira) - Hotel Intercontinental -Horário: 19:00 h

Inscreva-se no endereço: http://www.expo-studyabroad.com/pt/ExecutivePackage/lhe/inscricao.asp
Fonte: http://www.expo-studyabroad.com/pt/ExibeNewsletter.asp?data=20082010

Qual é a grande aventura da sua vida?

Explore um mundo fora do seu, amplie seus horizonte e viva uma grande experiência no exterior.

Encontre tudo isso na EXPO Estude no Exterior, que estará na sua cidade em Setembro!

O que é a EXPO?

A EXPO Estude No Exterior é uma feira de intercâmbio cultural, onde você poderá conhecer diferentes opções de cursos e ter contato direto com os diretores de instituições de ensino da America do Norte e Sul, Europa, África e Oceania, e tirar todas as suas dúvidas sobre como estudar em outro país.

Cada expositor tem seu próprio espaço, onde você poderá sentar para conversar, pegar material promocional, ver fotos da escola e das acomodações, consultar testemunhos de ex-alunos e todas as informações que você desejar.

Dentro da feira, teremos vários tipos de cursos para você escolher, dentre eles cursos de línguas, ensino médio, graduação, pós-graduação, especialização, MBA, estágios e trabalhos remunerados no Exterior.

Na EXPO, você encontrará instituições dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Suíça, Itália, África do Sul, e outros destinos diferentes.

A entrada é GRATUITA.

Durante a feira, você encontrará preços promocionais e exclusivos para os estudantes brasileiros.

EXPO Estude No Exterior  em SÃO PAULO

11 & 12 de Setembro (Sábado e Domingo) - Das 14 às 19hs
Hotel InterContinental - Alameda Santos, 1.123 - Jardim Paulista

Faça sua inscrição através do site http://www.expo-studyabroad.com/pt/expo/inscrevase.asp

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - Lei Nº 7.488 de 11/06/1986

O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como "Dia Nacional de Combate ao Fumo", criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como "Dia Mundial sem o Tabaco", que movimenta todos países na luta contra o vício.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.

Fonte: UFGNet; Soleis

Contribuição da aluna CAROLINE LETICIA DE OLIVEIRA MENEZES - 1AA - Admininistração
Extensão João Crispiniano

Erros não precisam resultar em demissão

De acordo com especialistas, o importante é assumir a falha e buscar soluções

por Maria Carolina Nomura, iG São Paulo - 26/08/2010 05:45

Ao cometer um erro no trabalho, não basta justificar com o ditado popular que errar é humano. É preciso, além de assumi-lo de forma integral, buscar soluções para reverter o quadro que essa falha causou.

Segundo Melina Graf, gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, é importante que o profissional assuma uma nova postura. “Há erros que deixam o funcionário estereotipado, especialmente, vícios comportamentais, como não saber trabalhar em equipe e estar sempre de mau humor, entre outros”, comenta.

Para a consultora, é preciso diferenciar as falhas técnicas das de relacionamento. “Erros em processos, por exemplo, precisam ser estudados e o profissional deve buscar soluções para minimizar seus impactos”, afirma.

Muitas vezes, é possível até encontrar um novo modelo de negócio com base no erro. Algumas companhias, especialmente na área de pesquisa e inovação, têm tolerância maior aos erros, uma vez que é possível enxergar uma nova saída a partir de algo considerado fracassado, avalia a psicóloga organizacional Juliana Melo.

No bolso

Contudo, se o erro causou um grande prejuízo para a companhia, dificilmente o profissional conseguirá reverter o quadro. Uma pesquisa feita pelo Grupo Foco, no ano passado, com 943 gestores, mostrou que erros considerados graves são aqueles que atentam contra a ética ou afetam gravemente o desempenho financeiro da companhia.

Já os erros comportamentais, como não respeitar a hierarquia e não cumprir com as obrigações por julgar que não eram relevantes são mais fáceis de serem contornados. Para tanto, é preciso que o funcionário faça uma reflexão de sua atuação na equipe.

Para Solange Fiori, diretora da Foco Velox, há erros considerados imperdoáveis no trabalho. Falta de comprometimento e iniciativa, falta de respeito, de ética, de foco no trabalho e de relacionamento interpessoal e pessimismo são alguns deles.

Assuma o erro

Os erros leves são aqueles contornáveis e que não têm grande impacto na empresa. Mas, se algo falhou no meio do caminho, o mais importante é reconhecer. “É preciso identificar os erros e não cometê-los novamente. A pessoa deve ter a dignidade de assumir integralmente e não transferir a responsabilidade para outras pessoas”, afirma Solange.

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/erros+nao+precisam+resultar+em+demissao

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A velha receita para enriquecer - Os imóveis contam com a vantagem da tradição

Investir em imóveis é uma das alternativas mais atraentes e acessíveis para quem conta com recursos. Apesar de o sistema financeiro ser cada vez mais acessível a quem quer contratar serviços estratégicos de investimento, os imóveis contam com a vantagem da tradição. Em qualquer lugar do Brasil, o iniciante pode se espelhar na experiência de quem se deu bem com terras e construções. Mas ainda é preciso garimpar para encontrar casos de sucesso com ações, previdência e títulos públicos. A lógica do investimento imobiliário é muito simples.

Enquanto um bairro ou uma cidade está se desenvolvendo, seus imóveis estão valorizando. O mesmo raciocínio se aplica a uma economia com renda em expansão: quanto maior a renda da família, mais disposta ela está em melhorar seu padrão de vida com a compra de um novo lar. Como o desenvolvimento econômico e o aumento da renda são evidentes no Brasil, igualmente evidente é o potencial de valorização dos imóveis.

Os imóveis contam com a vantagem da tradição

Recentemente, recebi a mensagem de uma leitora do Ceará que tinha a ideia de investir na construção de um prédio com seis pequenas quitinetes em um bairro de classe média de sua cidade, com custo de construção de cerca de 45 000 reais. Uma vez prontas, as quitinetes tinham perspectiva de ser alugadas por R$ 250 cada, ou 1 500 reais no total. Projeto interessante, com boas perspectivas de valorização do investimento.

Talvez a leitora ainda ignore os riscos típicos desse tipo de investimento, como a possibilidade de aumentar a oferta de imóveis e o preço do aluguel cair, ou então de escassez de inquilinos para ocupar as quitinetes. Mesmo assim, ela tem margem para absorver o risco.

Se o imóvel custar 75 000 e ela conseguir alugar quatro das seis quitinetes por 1 000 reais, já estará ganhando mais do que na renda fixa, mesmo arcando com os custos dos imóveis fechados. Porém, fazendo uma pesquisa de local com potencial de valorização e demanda por aluguéis, o investimento passa a ser tão interessante que compensa até buscar crédito para, com dinheiro emprestado, multiplicar a ideia e construir mais investimentos como esse.

Gustavo Cerbasi é consultor fi nanceiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. www.maisdinheiro.com.br.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas

Qualificação: o que é isso?

Oito executivos de áreas diferentes dizem o que um profissional precisa saber para ser contratado hoje

por Fabiana Corrêa (undefined) 06/04/2010 - Revista Você S.A.

É comum ouvir no mercado que falta gente qualificada para preencher as vagas abertas nas empresas. “Quando se fala de profissionais realmente bons, com experiência, capacidade de liderança, as ofertas são poucas”, diz Renata Lindquist, da consultoria de busca de executivos Mariaca, com sede em São Paulo, confirmando uma percepção que assombra as companhias que têm plano de expansão. Alguns requisitos básicos, como falar inglês fluentemente, ter cursado uma faculdade de renome e mostrar experiência na área em que se deseja atuar abrem portas, mas não são imprescindíveis em todos os mercados.

Na verdade, o currículo essencial muda de acordo com a empresa. “As companhias vão precisar de gente ambiciosa, com visão interdisciplinar, que dialogue com outras áreas além da sua, pensando na organização como um todo”, diz Gilvan Delft, diretor da consultoria de busca de profissionais Page Personnel, com escritório em São Paulo. Como as principais operações das organizações em expansão continuam sendo as internacionalizações, fusões e aquisições, é importante lidar e ter experiência com diversidade cultural.

As características pessoais - e a prova de que um profissional usou o que sabe a seu favor para conseguir sucesso —, portanto, são mais importantes do que formação impecável, principalmente quando se trata de gente com alguns anos de experiência. “Comprometimento e flexibilidade, por exemplo, são habilidades que não se coloca em currículo, mas que avaliamos durante as entrevistas”, diz Gisleine Camargo, gerente da KPMG, consultoria de gestão de São Paulo.

ENTREVISTAMOS EXECUTIVOS DE EMPRESAS DE TAMANHOS E MERCADOS DIVERSOS E FIZEMOS A ELES A MESMA PERGUNTA: “O QUE UM PROFISSIONAL PRECISA PARA SER CONSIDERADO QUALIFICADO?”. ELES RESPONDEM AQUI , DE ACORDO COM O QUE É ESSENCIAL EM SUAS ÁREAS, O QUE VALORIZAM AO FAZER UMA CONTRATAÇÃO.

PAULO BASÍLIO - Diretor superintendente da ALL, companhia de logística, do Paraná

“Formação boa é valorizada, mas não mais que atitude e vontade de crescer rapidamente. Esse é o perfil que buscamos. Costumo perguntar pelas decisões que um profissional tomou na vida, vejo se ele arriscou, se aceitou fazer algo diferente no trabalho ou em outras áreas que demonstrem sua ousadia.”

LUÍS DELFIM - Presidente da Guararapes, representante da Coca-Cola, de Pernambuco

“Não esperamos que um profissional esteja pronto, pois investimos em formação. Mas ele tem de mostrar que se atualiza em relação ao mercado e ao mundo. Se está na área comercial, o que tem feito para vender mais? Ele está a par das novas tecnologias? Como faz para prever tendências? Valorizo qualidade nos resultados, mais do que quantidade.”

GUSTAVO DIAMENT - Vice-presidente de marketing da empresa de telefonia Nextel, de São Paulo

“Tem de ser inconformado com o que há na empresa e mostrar resultados que demonstrem que saiu do lugar-comum. Também é importante construir relações colaborativas em todos os níveis da corporação para resolver os problemas. Inglês é essencial, experiência é importante. Mas competências técnicas podem ser aprendidas.”

RODRIGO CASERTA - Vice-presidente de estratégia de mercado da Totvs, empresa de TI, de São Paulo

“Precisamos de gente que traga ideias ousadas. Alguns cargos pedem conhecimento técnico, mas é mais importante a capacidade de liderança, mesmo que seja sobre pessoas de outras equipes: nossos resultados são medidos pelo desempenho de outras áreas. Quem cursou MBA nos Estados Unidos ou Europa ganha pontos — demonstra que se preparou e foi dedicado.”

DELI MATSUO - Vice-presidente de recursos humanos do Google, de São Paulo

“Queremos gente que se destacou ao longo da vida, que se esforçou para estar entre os melhores na escola, no time, na comunidade ou numa ONG. Tem de ter relevância em alguma área. É uma atitude, mais do que formação ou experiência.”

SANTUZA BICALHO - Vice-presidente do Student Travel Bureau, empresa de intercâmbio, de São Paulo

“Queremos gente para o varejo, e por isso é bom ter visão generalista e formação idem, como administração ou comunicação. Pode incluir uma pós-graduação. Quem estudou ou trabalhou no exterior conhece outras culturas, o que importa em nosso negócio. Inglês tem de ser fluente.”

GUSTAVO CHICARINO - Diretor de estratégia da rede Accor, de hotelaria e serviços, de São Paulo

“Fico atento ao comportamento. Estudar fora do país é importante, pois amplia os horizontes, mas ganha relevância se a pessoa fez isso por si mesma, se preparou financeiramente, foi organizada. Saber ouvir e trazer informação nova também é essencial, embora não esteja no currículo.”

LUIZ GALHARDI - Diretor de cadeia de suprimentos da Dow, da área química, de São Paulo

“Tem de ter iniciativa, experiência de trabalho em equipe e saber inovar. Isso aparece na maneira como ele conta seus resultados. Quando alguém fala que cortou custos, quero saber quais os benefícios para o meio ambiente. Escolhemos gente das melhores faculdades e que fale bem inglês.”
 
Fonte: Revista VOCÊ S.A.

Indicações Livros, Filmes, Sites, TV, Jornais entre outros - Prof. César Franco

Livros - - Titulo/ Autor/ Editora/ Observações.

Administração (Teorias)

1-Administração (Das Teorias Administrativas à Administração Aplicada e Contemporânea). / Günter Wilhelm Uhlmann / FTD/ Coleção Ensino Técnico.
2- Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias (Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresas). / Ademir Antonio Ferreira & Ana Carla Fonseca Reis & Maria Isabel Pereira/ Pioneira/ 1°Edição.
3-Administração Contemporânea/ David R. Hampton/ Makron books & MacGraw – Hill/ 3°Ed.
4- Teoria Geral da Administração (Edição Compacta) / Idalberto Chiavenato / Campus/ 2°Ed.

Contabilidade

5- Contabilidade Geral / Gervásio Franzoni / FTD/ Coleção Ensino Técnico.
6- OTC (Introdução à Contabilidade) / Gervásio Franzoni/ FTD/ Coleção Ensino Técnico.
7- Curso de Contabilidade para não contadores para as Áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia / Sérgio de Iudícibus & José Carlos Marion / Atlas / 3° Ed.
8- Contabilidade Empresarial / José Carlos Marion / Atlas / 8°Ed.
9- Sistemas de Arquivos e Controle dos Documentos / Gorbea Garcia / Atlas / 2°Ed.
10- Arquivo Teoria e Prática / Marilena Leite Paes / FGV Editora/ 3°Ed. Rio de Janeiro 2004.
11- Técnicas de Arquivo e Protocolo / SENAC. D. N./ Rio de Janeiro: Senac, 1999.
12- Arquivos Modernos: princípios e técnicas / T. R. Schellenberg / FGV Editora / *Google Livros pode ser consultado.

Administração de RH; Contabilidade de RH; Direito Trabalhista

13- Administração de Recursos Humanos / George T. Milkovich & John W. Boudreau / Atlas / 8 Ed.
14- Gestão de Pessoas / Idalberto Chiavenato/ Campus/ 3°Ed.
15- Resumo de Direito do Trabalho (Coleção 9 Resumos) / Maximilianus Cláudio Américo Führer & Maximiliano Roberto Führer / Malheiros / 1°Ed.

Administração Financeira e Matemática Financeira

16- Princípios da Administração Financeira Essencial / Lawrence J. Gitman / Bookman/ 2°Ed.
17- Administração Financeira Teoria e Prática / Eugene Brigham / Atlas
18- Fundamentos da Moderna Administração Financeira / Eugene Brigham / Campus / 8° Ed.
19- Matemática Comercial e Financeira / Eduardo Parente & Roberto Caribe/ FTD/ Coleção Ensino Técnico.
20- Matemática Financeira Objetiva / Roberto Zentgraf / ZTG / 3°Ed.
21- MBA Compacto (Matemática Aplicada aos Negócios & Matemática Financeira) / Campus / 1°Ed.

Administração de Marketing e da Produção

22- Administração de Marketing / Philip Kotler / Prentice Hall/ 10°Ed.
23- Administração da Produção Edição Compacta / Nigel Slack & Stuart C. & Christine H. & Alan H. & Robert Johnston/ Atlas / 1°Ed.

Economia

24- Introdução à Economia / Rosseti / Atlas / 12°Ed.
25- Manual de Economia / Equipe de Professores da USP/ Saraiva/ 3° Ed.
26- Introdução a Economia / Eraldo Sergio Barbosa da Siva e Joaquim Ornelas Neto/ FTD / Coleção Ensino Técnico 1° Ed.
27- Macroeconomia / Blanchard / Campus / 2°Ed.
28- Microeconomia / B. Curtis Eaton & Diane F. Eaton / Saraiva / 1°Ed.
29- Microeconomia / Pindyck Rubinfield / Prentice Hall / 5°Ed.

Livros sobre Políticas Sócio Econômicas, Empreendedorismo e Administração

30- História da Riqueza do Homem / Leo Huberman / Zahar Editores/ 15°Ed.
31- A Era da Incerteza / John Kenneth Galbraith/ Pioneira/ 1°Ed.
32- O Pensamento Econômico em Perspectiva (Uma história crítica) / John Kenneth Galbraith/ Pioneira (Novos Umbrais).
33- A Ordem do Progresso, Cem anos de Política Econômica Republicana 1889-1989 / Marcelo Paiva Abreu (Organizador) / Campus / 1°Ed.
34- Estudo Sobre a Economia do Capitalismo Uma Visão Keynesiana / Luiz Antonio de Oliveira Lima / Bienal / 1°Ed.
35- Mauá Empresário do Império / Jorge Caldeira / Cia. Das letras / 1°Ed.
36- A Arte da Guerra / Sun Tzu / Várias / Preferência uma comentada

TV

- Managemant TV (TVA); TV Justiça; Globo Domingo 7:30 (Pequenas empresas Grandes Negócios).

Filmes

- “Enron os mais espertos da sala”. (Escândalo Contábil, O Porque da necessidade de Balanços Patrimoniais e Demonstrativos serem fiscalizados? Como esses relatórios poderiam ter ajudado? Qual era a função da empresa de Auditoria Arthur Andersen? No Brasil que tipo de empresa deve publicar o seu Balanço nos Jornais? Privatização mal concebida na Califórnia e Submissão do Estado, Pensamento Liberal de Reagan e Tatcher., A Influência da Mídia no aumento dos valores da ações, Bancos Envolvidos e Funcionários Sem Emprego, Salário, Bônus e outros, Fazer paralelo com a quebra do Mappim e de como ficaram os funcionários, neste caso, que tipo de perda ocorreu).
- “As Vinhas da Ira” (Retrata Depressão Norte Americana pós a Quebra da Bolsa em 1929).
- “Tempos Modernos” (Crítica com Humor sobre a produção em série, podendo abordar o Fordismo e o Taylorismo).
- “História da Grã Bretanha” – Cap. 13 com Simon Schama (Aborda a época Vitoriana e a 2° parte da Revolução Industrial).

Jornais

- Valor Econômico, Diário da Industria e Comércio, além dos cadernos da Folha de São Paulo (Dinheiro) e Estado de São Paulo (Economia).

Revistas

- Exame, Istoé Dinheiro, Carta Capital, HSM, Época Negócios, Harvard Business Rewiel.

Internet

http://www.hbrbr.com.br/ (Harvard Business Rewiel);
http://br.hsmglobal.com/interior/index.php (HSM)
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/ (Istoé Dinheiro)
http://portalexame.abril.com.br/ (Exame)
http://www.cartacapital.com.br/ (Carta Capital)
http://www.sebraesp.com.br/ (Sebrae).
http://pegntv.globo.com/ Portal com documentários do programa Peq.Emp.Grand.Neg.
http://www.administradores.com.br/ (Portal da Administração)*
http://www.contabilista-br.com.br/pags/index.asp (Portal de Contabilidade)*
www.cef.com.br (caixa econômica federal) sobre fgts e conectividade social.
www.mte.gov.br (ministério do trabalho) Possui CLT em PDF ou Word.
www.mpas.gov.br (Previdência Social) –
www.receita.fazenda.gov (Receita Federal) Possui TV Fazenda com aulas sobre contabilidade.

Bibliotecas São Paulo e Guarulhos

http://www.usp.br/sibi/ Pesquisa nas bibliotecas da usp.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/catalogo_eletronico/ Pesquisa o catalogo de livros das bibliotecas municipais de São Paulo. Atenção, com o mesmo cartão de usuário pode-se retirar até 4 livros de qualquer uma delas.
http://www.guarulhos.org/bibliotecas.php Bibliotecas em Guarulhos.

Portais para compra de livros usados (matéria folha-ilustrada 13/02/2010)

www.estantevirtual.com.br (6 milhões de livros usados)
(sem o www) http://br.gojaba.com
www.sebosonline.com (Idem)
www.omdl.com.br Tem com Diferencial, pagar em uma compra diferentes sebos
www.livreirosvirtuais.com.br União de quatro sebos de Pinheiros.
www.sebol.com.br Portal para compra e venda direta entre leitores.

Contribuição Prof. César Franco.

“Curtir” no mundo real

25 de agosto de 2010 - 8h56 - Tweet este Post - Por Tatiana de Mello Dias

Eles surgiram no Facebook e se espalharam pela web. Agora, uma ação publicitária em Israel leva o botão ‘curtir’ do Facebook à uma nova dimensão: a real.

A ideia foi utilizada no Coca Cola Village, um parque para adolescentes. Ao entrar no local, os frequentadores ganham pulseiras de identificação conectadas à conta do Facebook. Quando gostam de alguma coisa dentro do parque, eles podem acionar o botão bracelete e ter o ‘like’ publicado em seus perfis no Facebook.

“Nós estamos continuamente procurando por maneiras de conectar o mundo físico ao virtual. A ideia atrás da “máquina de curtir” é uma solução definitiva. É um método inovativo e pioneiro, e através dele a possibilidade de envolver os seus amigos do Facebook em eventos e experiências que estão acontecendo em torno de você se torna uma realidade muito verdadeira”, disse Enon Landenberg, presidente da Edologic.

Será que pega?

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/curtir-no-mundo-real/

Cursos grátis preparam para o setor de petróleo

Programa do governo vai aceitar 2 mil profissionais no Estado de São Paulo

por Lilian Primi, do Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O Brasil vai precisar, até 2013, de 207.643 profissionais qualificados na área de petróleo e gás. A estimativa está nas projeções feitas pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com base no plano de negócios 2008-13, que ainda não inclui as demandas do pré-sal.

Para ajudar a preparar esse pessoal, a iniciativa inicia nesta terça-feira, dia 17, a inscrição para cursos de capacitação de mão de obra para o setor, que irá abrir 27.915 vagas, distribuídas em 13 Estados, nos níveis básico, médio/ técnico e superior. O programa oferece bolsa-auxílio para quem está fora do mercado nos valores de R$ 300, R$ 600 e R$ 900 (para cada nível, respectivamente). Até 2013, o Prominp, lançado em 2003, deverá capacitar toda a demanda. Até o momento, formou 52.694 e mantém outros 25.708 em treinamento, totalizando 78.402.

As mais de 207 mil vagas serão abertas com a instalação de novas sondas, construção de barcos de apoio e também afretamentos de navios, que vão demandar tanto pessoal de construção naval quanto marujada e oficiais, além de instalação de plataformas inéditas de petróleo e construção de duas novas refinarias, as Premium I e II, no Maranhão e Ceará, respectivamente. Há ainda as demandas do Programa de Modernização e Expansão da Frota de navios da Transpetro (Promef II).

Início

Este é o quinto ciclo de capacitação e será executado pela Fundação Cesgranrio. O edital, que será publicado na terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), estende até 12 de setembro o prazo para os interessados se inscreverem. A maior parte das vagas – 20.601 – são para cursos gratuitos de nível básico, pois os projetos estão no início, na fase de construção.

Para o nível médio, são 5.188 vagas e mais 1.286 para cursos técnicos. As 840 restantes são para profissionais com formação superior. Há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas. As inscrições podem ser feitas no site do programa ou nos postos credenciados, listados no edital. O documento também traz as qualificações necessárias para cada curso. Ao longo da semana, o site irá publicar ainda informações mais detalhadas para cada Estado, informando quais os cursos e carreiras atendidos. A taxa de inscrição vai de R$ 24 a R$ 60. É possível pedir isenção. As instruções estão no edital e o pedido deve ser feito até 24 de agosto por meio do site.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/sua-carreira+industria,cursos-gratis-preparam-para-o-setor-de-petroleo,31639,0.htm

Na busca por talentos, empresas assumem ensino

por Lilian Primi, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Encontrar profissionais qualificada tem sido, segundo as empresas, quase tão difícil quanto achar o pote de ouro no fim do arco-íris. Não existem dados globais consolidados, mas a situação encontrada no Sistema Nacional de Empregos (Sine), agência de intermediação de mão de obra mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ilustra o que ocorre no mercado.

Das 5.490 vagas para profissionais com nível de ensino superior oferecidas pelo sistema este ano, 893 foram preenchidas, ou seja, apenas 16,3%. A perspectiva é de que o País bata novo recorde de sobra de vagas. Em 2009, o Sine registrou o maior número da sua história: dos 2,7 milhões de postos oferecidos em todos os níveis, 1,66 milhão ficou em aberto.

O ‘apagão’ já afeta a rotina dos departamentos de recursos humanos. O assunto foi o principal tema do 36º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2010), promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na semana passada, na capital paulista.

No encontro, surgiram algumas pistas sobre onde e como achar esse trabalhador. "Será preciso promover uma revolução na forma de agir dos profissionais de recursos humanos, começando com os programas de retenção de talentos e sistemas de captação", diz o diretor de educação da ABRH, Luiz Edmundo Rosa. Ele também defende uma aproximação da indústria com as universidades, para acelerar e adequar a formação às necessidades de mercado.

Entre as mudanças necessárias na área de RH, Rosa cita os questionários aplicados nos processos de seleção, que, em geral, não medem a capacidade do candidato. "Há um caso de um jovem, muito bem preparado, que foi reprovado no teste de conhecimentos gerais, pois tinha vivido os últimos dois anos fora do Brasil", exemplifica.

Rosa diz que esse tipo de avaliação é "burra" e resultado de distorções provocadas pelos longos anos de crise. "Outro problema está nos programas de retenção, que oferecem benefícios generalistas, como massagens de graça e descontos em peças de teatro."

Ele conta um caso, sem citar a empresa, em que a direção destacou um grupo de 70 profissionais – que não poderia perder – e criou um programa de retenção individualizado.

"A questão nem sempre é salário. Às vezes, é apenas de flexibilização, como poder sair mais cedo para participar da festa na escola do filho." Ele conta outro episódio, em que o funcionário deixou a empresa porque o novo contratante garantiu que não seria incomodado fora do expediente, nem teria de levar trabalho para casa.

Educação

"Não há solução a curto prazo", diz o diretor de Desenvolvimento Humano Organizacional da Votorantim, Gilberto Lara. O grupo, que emprega 35,9 mil funcionários em sua área industrial, é citado por Rosa como exemplo. "A Votorantim criou uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto para treinar seus funcionários nas áreas mais carentes", conta.

Essa parceria, iniciada em 2006, por meio da Fundação Gorciex (fundada em 1960 por ex-alunos para apoiar estudantes carentes), resultou em uma universidade corporativa. "Não pensávamos no apagão, mas em preparar nossos funcionários para o crescimento do grupo", conta a gerente-geral de desenvolvimento organizacional da Votorantim Industrial, Leni Hidalgo Nunes.

Inicialmente, eram oferecidas aulas voltadas para gestão e liderança, mas, com a falta de mão de obra qualificada, isso foi ampliado para a área técnica, começando com cursos de mineração, uma área das mais carentes do País. A academia da Votorantim, no entanto, só atende aos funcionários da empresa. A Usiminas também optou por parceria com universidades, no caso, a Unimonte, de Santos (SP) – só que com alcance maior.

"Criamos dois cursos, a partir de uma grade já existente, que foi adaptada às necessidades da empresa: tecnologia e manutenção industrial e o de tecnologia em processos metalúrgicos, com ênfase em metalurgia", conta o diretor acadêmico do Instituto Tecnológico da Unimonte, Vítor Delazzari Bicalho. Formam tecnólogos e são abertos ao mercado. "Mas não serve para estudantes ou acadêmicos, pois pressupõe experiência no setor."

A abertura dos novos programas partiu de uma solicitação da Associação Brasileira de Metalurgia, depois que a presidência da Usiminas passou a exigir diploma superior para seus supervisores. "Vários de nossos professores são também funcionários da Usiminas, o que facilitou a tarefa", diz Bicalho.

A parceria com a Usiminas não envolve apenas a criação dos cursos, que têm matriculados 260 funcionários da empresa. "A Usiminas paga 60% da mensalidade e coloca à disposição da Unimonte laboratórios, biblioteca e parque industrial melhor aparelhado do que poderíamos oferecer", explica.

A universidade se prepara para atender demandas de outras áreas, em especial as criadas pelo pré-sal. Para isso, realizou um workshop, no mês passado, com a participação de diretores e executivos de recursos humanos de 40 empresas da área portuária. "Fizemos um levantamento das demandas e estamos preparando novos cursos para atender a essas necessidades."

Prática predatória

Mas as empresas têm demandas imediatas. Segundo Rosa, a saída mais comum tem sido tirar funcionários de outras empresas – concorrentes ou não. A Localiza, por exemplo, perdeu, recentemente, dezenas de lavadores de carro para construtoras, que os empregou como pedreiros.

A Votorantim admite a prática, mas a preferência é acelerar as promoções. A empresa também mudou o programa de trainee, que repõe as vagas dos promovidos. "Desde o ano passado, temos dois programas, um voltado para quem prefere a área de gestão e financeira, e outro técnico, para quem quer colocar em prática o que aprendeu nas florestas, minas e fábricas. Sem diferença de status entre eles."

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,na-busca-por-talentos-empresas-assumem-ensino,32637,0.htm

Livro eletrônico melhora hábito de leitura, diz pesquisa

25 de agosto de 2010 - 6h22 - por Sílvio Guedes Crespo

Para os editores que estão relutantes diante das novas tecnologias, uma boa notícia: os livros eletrônicos têm produzido um impacto positivo no hábito de leitura de algumas pessoas, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela empresa Marketing and Research Resources.

O instituto ouviu 1.200 pessoas que comparam aparelhos que permitem ler livros eletrônicos; delas, 40% disseram que passaram a ler mais depois de adquirirem o produto.

As informações são de uma reportagem do “Wall Street Journal Americas” e estão traduzidas para o português.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2010/08/25/livro-eletronico-melhora-habito-de-leitura-diz-pesquisa/

Brasil é o 5º maior mercado de rede social online do mundo

O Brasil é o quinto maior mercado do mundo para redes sociais online, segundo uma pesquisa da empresa comScore, que mede audiência na internet. No País, sites de relacionamento social tiveram 35,2 milhões de visitantes únicos em julho, uma alta de 47% em comparação com um ano antes.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 174 milhões de visitantes únicos e um crescimento de 33%.

O Brasil está à frente de países desenvolvidos mas não tão populosos, como o Reino Unido, e também de algumas nações emergentes com imensa população, como a Índia.

No mundo, as redes sociais online tiveram 945 milhões de visitantes únicos em julho, o que representa um crescimento de 23% ao longo de um ano.

Os números correspondem a acessos a partir de residências e do trabalho. Exclui visitas a partir de lugares públicos, como cafés e lan houses, e também acessos via celular.

Veja o ranking dos dez países em que as redes sociais são mais acessadas, com número de visitantes únicos em julho deste ano e de 2009 (em milhões) e percentual de crescimento no período:

Local       jul/09         jul/10            Crescimento

Mundo     770,092       945,04              23%

EUA        131,088       174,429            33%

China           N.D.          97,151            N.D.

Germany    25,743         37,938            47%

Rússia        20,245         35,306           74%

Brasil         23,966         35,221           47%

Reino
Unido        30,587          35,153           15%

Índia         23,255           33,158          43%

França      25,121           32,744          30%

Japão        23,691           31,957         35%

Coreia
do Sul       15,91              24,962         57%

Facebook supera Orkut na Índia

Apesar de dar alguns dados globais, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela comScore é sobre Índia. A principal constatação é de que o país asiático, que até junho era um dos últimos redutos de domínio do Orkut, agora tem o Facebook como sua rede social online mais popular. No Brasil, o Orkut ainda é líder, de acordo com a última pesquisa.

O Facebook atingiu 20,8 milhões de visitantes únicos no país asiático, um dos que apresentam maior crescimento do mercado de redes sociais.

O Orkut não ficou muito atrás; teve com 19,8 milhões de visitantes únicos na Índia. Mas está crescendo em ritmo bem mais lento. Em julho do ano passado, tinha 17 milhões. Já o Facebook saltou de 7,4 milhões há um ano para 20,8 milhões em julho último, um aumento de 179%.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-economico
25 de agosto de 2010 - 8h52 por Sílvio Guedes Crespo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seminário gratuíto no CIEE


Para saber da programação completa deste seminário acesso o site
http://www.ciee.org.br/portal/apoio/eventos_opdig/novo_evento.asp?data=30/8/2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Concurso DPE RJ Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - Técnico Jurídico e Técnico de Defensoria Pública - 2010

Galera do Técnico Judiciário: Oportunidade de emprego no Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro publica edital de concurso público com oferta de 750 vagas.

Das oportunidades, 400 são para Técnico Jurídico (graduados em Direito) e 350 para Técnico de Defensoria Pública (nível médio).

As remunerações variam de R$ 2,3 mil a R$ 2,9 mil. As inscrições seguem até 6 de setembro.

Provas previstas para os dias 10 e 12 de outubro.

O concurso é organizado pela Cepuerj/RJ.

Mais informações:
http://concursos.ig.com.br/concurso/dpe-rj-defensoria-publica-estado-rio-janeiro-tecnico-juridico-tecnico-defensoria-publica-2010.aspx

Nova Mercedes SLS acelera como um avião de caça. Conheça....

Asas para voar


Com porta tipo asa-de-gaivota, a Mercedes SLS AMG é capaz de arrancar a 7,3 m/seg. Mais do que alguns aviões de guerra

A Mercedes 300SL, lançada em 1954, foi o primeiro carro a usar as chamadas portas asa-de-gaivota (gullwing), que se abrem para cima e se tornou um clássico. Agora, 56 anos depois, ele serviu de inspiração para um novo modelo da marca, a SLS AMG.


Ao abrir as portas do SLS e vê-las deslizar elegantemente para cima, a primeira reação é de encantamento. Depois, sentado no banco do motorista (que, para economizar peso, tem estrutura de magnésio e revestimento de couro), a sensação é de estar num avião de caça. O painel tem formato de asa, o câmbio lembra um manete, e as saídas do ar condicionado têm formato de hélice.

Os projetistas do carro admitem ter se inspirado nos aviões ao projetar o SLS. Dê a partida e você perceberá a razão. Graças a seu motor V8 de 6,3 litros e 571 CV (preparado pela AMG, divisão de alta performance da Mercedes) e a um chassi leve, todo feito de alumínio, o SLS é capaz de arrancar a 7,3 m/s2 - aceleração muito intensa, superior a de alguns aviões de guerra. Ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, e chega a 317 km/h.


Sua direção é macia, o câmbio de sete marchas pode ser usado no modo manual ou automático, e o carro tem todos os confortos essenciais ao dia a dia, como navegador GPS. Suas portas-asa até ajudam na hora de estacionar (como elas se abrem para cima, permitem estacionar colado nos outros carros). Ou seja, o Mercedes SLS AMG também é um carro, digamos, prático.

Mercedes SLS AMG  - Preço: US$ 200 mil
 
Fonte: http://luxo.ig.com.br/maquinas/asas+para+voar/n1237745226636.html

Do giz ao computador, Bovespa completa 120 anos

Conheça a história da negociação de ações na Bovespa, de um mundo frenético e com muito contato físico, às ordens eletrônicas

por Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 23/08/2010 05:51


A executiva Jamile Chaim, uma operadora da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), é uma representante dos novos tempos da corretagem de ações. Não precisa gritar para fechar um negócio, não trabalha em pé o dia todo e tem colegas mulheres na profissão. Ainda são poucas, mas começam a aparecer mais, o que mostra uma grande evolução na comparação com o começo, o tempo dos “homens de bengala e chapéu”.


A Bovespa comemora 120 anos nesta segunda-feira como terceira maior do mundo, atrás apenas das bolsas de Chicago (CME) e de Hong Kong em valor de mercado. A bolsa nasceu ainda no século 19, quando senhores barbados faziam pausas periódicas para o café e fechavam negócios em apenas meia hora de pregão. O ritmo de transações começou a se acelerar em meados da década de 1960, quando o governo federal reformou o sistema financeiro e criou as bases para as negociações como as conhecemos hoje.

O ambiente de negócios também tinha a marca elegante da época. Ainda nada de corretores em pé, se amontoando e acotovelando. Cada profissional tinha a própria cadeira de madeira nobre, com o nome gravado, na formação conhecida como “corbeille” - corretores ficavam dispostos em círculos ao redor de uma mesa.

Negócios registrados a giz

Os negociadores fechavam os negócios e passavam para os assistentes, que depois levavam as ordens para a corretora. Os telefones existentes funcionavam a manivela. “Todos os negócios eram registrados num painel, a giz. O funcionário da Bolsa subia em uma escada para marcar os novos negócios”, conta Antonio Stigliani, que trabalhou como operador durante 40 anos.

“Nos tempos de negociação ao vivo, todos os donos de corretoras se conheciam. Hoje, você pode passar anos sem encontrar os concorrentes”, diz o ex-operador Claudio Salles, hoje um dos sócios da Magliano Corretora. No século 20, as bengalas foram sendo aposentadas, mas a elegância e tradição continuaram. “Na década de 1960, os corretores ainda eram todos senhores de idade, nomeados pelo governador”, afirma Stigliani.

“As ordens eram dadas pelos investidores através de bilhetinhos, que jogavam para os operadores lá em baixo, sem o menor controle”, conta Wagner Salviano de Paula, o Waguinho, que operou para o lendário investidor Naji Nahas. “Para evitar os bilhetinhos, a Bolsa colocou vidros tipo blindex, então passamos a chamar aquilo de aquário, pois os clientes ficaram parecendo peixinhos com a cara nos vidros tentando saber o que se passava lá embaixo.”

Mercado cresce com reforma do governo

Com a reforma do governo, em meados de 1960, muita coisa mudou. O mercado cresceu e, a partir de agosto de 1967, a antiga “corbeille” abriu espaço para um conjunto de balcões de aço inox no formato de um avião. Começa a negociação em pé. Ainda assim, lembra Stigliani, eram apenas duas mulheres operando nas rodas.

Apesar das mudanças, os negócios demoravam mais para ser fechados e a liquidação também era mais longa. ”O pregão funcionava das 9 horas ao meio-dia, uma da tarde”, diz Airton Meira, que começou na Bolsa em 1965 e operou por 20 anos. Ele diz que, na antiga roda de ações, as empresas eram chamadas por ordem alfabética no pregão central. Quem colocasse primeiro a oferta levava. “Nossa máquina era o cérebro”, afirma Stigliani.

Os negócios de então eram fechados em boletos de papel e tinham de ser preenchidos em três vias. Uma branca para o vendedor, uma amarela para o comprador e a azul, que ficava para a Bolsa. Os boletos tinham o tamanho de um maço de cigarros, que, aliás, era permitido nas rodas, lembra Meira. No final do dia, o boy pegava a oferta e levava à corretora. “Havia mais ou menos umas cem corretoras autorizadas na época.” A liquidação de uma operação podia demorar cinco dias para acontecer.

Waguinho conta que os negócios eram fechados “na confiança”, já que ninguém sabia se possuía saldo financeiro a liquidar, ou se a contraparte iria honrar suas compras. Havia falta de controle e desorganização, e sempre acontecia de algum investidor deixar de honrar com a corretora, que não tinha garantia, e muitas vezes ficava no prejuízo.

“Apesar de tudo, fiquei apaixonado por aquela gritaria, aquele burburinho maluco, onde os operadores vestiam ternos ingleses, sapatos italianos e estacionavam seus carrões no pátio do colégio, em frente à bolsa de valores. Era um glamour total, inebriante, mexeu comigo inteiramente. Jurei naquele momento que seria um deles a qualquer custo”, lembra-se.

A maior parte dos investidores era composta por pessoas físicas e fundos de investimento. As fundações chegaram como ciclo de automação da Bolsa, na mudança de sede, do Pátio do Colégio para a Álvares Penteado, no centro de São Paulo, diz Sérgio Amaro de Lolio.

Chegam os negócios eletrônicos

Essa mudança ocorreu em 1972, quando a marcação de negócios a giz desapareceu, os boletos foram substituídos por cartões perfurados e os negócios passaram a ser registrados eletronicamente.

Apesar das melhorias, as corretoras ainda se comunicavam com os operadores por apenas um telefone, fixo. A autorização para uso do telefone móvel só veio em 1983. “Muitas pessoas ficaram com problema na coluna por causa disso”, diz Stigliani.

As notícias estrangeiras começaram a chegar mais, e a automação tornou as mesas das corretoras mais atuantes. “O desenvolvimento do sistema operacional deu ênfase às corretoras, e os operadores passaram a funcionar como teleguiados das mesas”, conta Lolio. Na prática, o operador perdeu o poder de decidir os preços das ações, que passaram a ser definidos pela mesa de operações.

Eles também abandonaram as bengalas e os chapéus, mas mantiveram o costume de comprar sapatos na argentina e mandar fazer ternos na Itália. “Era um negócio tradicional. A maioria deles vinha de famílias quatrocentonas”, afirma Luiz Antonio Vaz das Neves, hoje sócio da KNA Consultores. Muitas vezes, as “obras de arte” encomendadas na Europa voltavam para casa com furos de cigarro, riscos de caneta ou botões faltando, em razão do empurra-empurra dos momentos mais tensos do pregão.

Rua 15 de novembro, última casa

As aglomerações nas rodas de negociações continuaram até a década de 1990, quando a Bolsa se mudou para o último endereço com pregão viva-voz, na Rua 15 de Novembro. Foi a época da entrada dos investidores estrangeiros, quando Fernando Collor, então presidente, tomou medidas para abrir a economia brasileira.

Apesar do aumento no número de negócios, a máquina venceu o homem na negociação de ações no Brasil. Cada vez mais poderosas, as mesas – de onde Jamile agora fecha seus negócios – tomaram para si os negócios, e o pregão com operadores terminou – de maneira melancólica - em 2005.

Fonte: http://www.ig.com.br/

sábado, 21 de agosto de 2010

ENCONTRE O MELHOR CAMINHO PARA SUA CARREIRA

O que é?

A Feira Guia do Estudante chega à sua quinta edição como o maior evento estudantil do país. Em 2006, no primeiro ano, a iniciativa foi feita em caráter experimental e tinha como objetivo reunir universidades e jovens estudantes pré-universitários e universitários, interessados nos cursos de graduação e especialização. Em quatro anos, cerca de 79 mil pessoas passaram pelo evento. A cada ano a feira ganha mais corpo aumenta o número de expositores e a diversificação das atividades disponíveis. Para tornar essa integração possível, o Guia do Estudante - família de publicações que há mais de 25 anos é a principal referência em informações sobre educação - abriu espaço para as instituições de ensino mostrarem em seus estandes os cursos que oferecem e as várias possibilidades de carreira no mercado de trabalho. Durante três dias de feira, os estudantes podem participar de palestras, simulados e várias outras atividades para lhes ajudar na sua escolha.

Por que ir?

Sabemos que investir numa carreira é uma tarefa complicada. Muitas são as dúvidas que pairam na cabeça dos estudantes na hora de escolher que caminho seguir. A vontade de fazer algo que se goste, o retorno financeiro, a opinião dos pais e amigos interferem, e muito, na escolha de uma profissão. Para quem está nessa situação, enlouquecido às vésperas do vestibular e ainda não escolheu uma carreira, pronto: temos o lugar certo para esclarecer suas dúvidas!

Quando, onde?

27, 28 e 29 de agosto (sexta, sábado e domingo) Das 9h às 19h Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo Av. Otto Baumgart, 1000 Vila Guilherme CEP 02055-000 São Paulo - SP.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/feira-do-estudante/como-ir-570166.shtml
 
Contribuição do Aluno Felipe Domingues - 2o. Administração - Noite

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

26o. SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL

O Salão Internacional do Automóvel, o maior e mais importante evento automobilístico da América Latina, está completando 50 anos de existência. Para todos aqueles apaixonados por carros, poderão desfrutar nesta edição especial as grandes tendências do setor e o que há de mais moderno no mundo dos automóveis. O cinquentenário será marcado pelos valores fundamentais que expressam a razão de ser do evento:

Modernidade - Velocidade - Tendência - Desejo - Inovação


Mais informações no site http://www.salaodoautomovel.com.br/

7a. Fenalaw – Exposição e Congressos para o Mercado Jurídico

Grandes nomes nacionais e internacionais do setor jurídico estarão na Fenalaw 2010
O maior evento do setor jurídico do País, a Fenalaw 2010 – Congressos e Exposição para o Mercado Jurídico – além de apresentar os mais novos serviços para o mercado jurídico e sociedades de advocacia, contará com palestras de grandes nomes da área debatendo sobre administração legal.

Anna Luiza Boranga – criadora do evento, sócia da ALB Consultoria e coordenadora dos cursos de Gestão para Advogados na GVlaw – levará para o evento toda sua expertise sobre Administração Legal, adquirida em anos de trabalho na área. Na abertura do evento, falará sobre os riscos e oportunidades do mercado jurídico brasileiro no contexto global. Também ministrará a palestra: O Brasil Como Opção de Investimento Para Advogados Estrangeiros – Riscos e Oportunidades Gerados pela Concorrência Internacional. As Regras da OAB para a Atuação do Consultor Jurídico no Brasil.

Apresentando um case de sucesso da Natura, Lucilene Prado, diretora Jurídica da companhia, aborda um assunto atual e de extrema importância para as empresas: o perfil do novo departamento jurídico e seu papel dentro do plano estratégico da empresa. Entre os diversos temas que o assunto permeia, discorrerá sobre a implementação dos critérios alinhados com a visão e valores da empresa.

Pelo escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, constituído em 1959 e associado a Baker & McKenzie – uma das mais fortes redes globais na área jurídica – Marcel Leonardi, advogado especialista em Internet e Tecnologia, e Sylvia Urquiza, advogada e compliance corporativo, debaterão no congresso sobre Direito Digital – assunto de uma das diversas áreas de atuação da empresa – e o Departamento Jurídico. Na ocasião, falarão sobre a implementação de políticas internas de segurança da informação e a questão da inviolabilidade e do direito à privacidade de dados.

Joseph Altonji, sócio da Hildebrandt Baker Robbins, uma das maiores consultorias de administração legal do mundo vem de Chicago para participar da Fenalaw 2010 e ministrará duas palestras: As tendências frente ao novo cenário econômico: oportunidades de crescimento, perspectivas e visão para escritórios de advocacia e Olhando para bola de cristal: como imaginar seu escritório em 2015. O impacto da globalização no perfil da advocacia e a concorrência com escritórios internacionais.

Gestão de capital humano: como captar e reter talentos. A realidade brasileira e americana é o tema da palestra que Simone Viana Salomão, sócia da ALB Consultoria e Patti Groff, diretora da Association of Legal Administrators – associação americana criada para dar apoio aos profissionais envolvidos em gestão de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e órgãos do governo – ministram no segundo dia do evento.

Para conhecer a programação completa, acesse: www.fenalaw.com.br

No nosso Blog você confere a lista de feiras e eventos que acontecem em São Paulo até dezembro de 2010, entre no link FEIRAS E EVENTOS EM SÃO PAULO.

Educação Profissionalizante

Enquanto o crack e a violência vão tomando conta das ruas em muitas cidades do País, algumas entidades particulares desenvolvem um extraordinário trabalho de incentivo e preparo das novas gerações.

Uma delas é o Centro Profissionalizante Rio Branco – CEPRO. Mantido pela Fundação dos Rotarianos de São Paulo há mais de 60 anos, oferece capacitação profissional a jovens da rede pública de Ensino Fundamental e Médio, gratuitamente, com excelência acadêmica, qualidade na prestação de serviços e compromisso social.


As autoridades responsáveis pelo ensino poderão observar que o diferencial do CEPRO Rio Branco está na concepção de que todo jovem é portador de algum talento, que é capaz de aflorar e se desenvolver quando o adolescente vive num ambiente favorável. Outro diferencial é o desenvolvimento de competências comportamentais, pois, com incentivo e valorização de seu potencial, esse jovem fortalecerá sua auto-estima e se tornará agente transformador da comunidade em que está inserido.

O CEPRO Rio Branco está oferecendo um programa diferenciado de capacitação profissional baseado na Lei do Aprendiz – 10.097. Com seis meses de capacitação prévia, os jovens aprendizes passam por 400 horas de aula para aprender Informática, reforçar os conhecimentos de Português e Matemática e desenvolver habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento....

Continue lendo esta reportagem através do nosso Blog, link OGerente.com.br
endereço: http://ogerente.com.br/rede/responsabilidade-social/capacitacao-para-jovens/

A digitalização 2.0 da Biblioteca José Mindlin

Entre os dias 13 e 15 de outubro, durante o Seminário Mindlin 2010 – O Futuro das Bibliotecas, será lançada a versão 2.0 da Brasiliana Digital.

Numa iniciativa da Universidade de São Paulo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com o Ministério da Cultura, o projeto Por uma Biblioteca Brasiliana Digital pretende digitalizar os 40 mil volumes do acervo do empresário e bibliófilo José Mindlin, que foi doado à USP 2006.

Desde o final de janeiro, quando foi lançada a versão 1.1 da Brasiliana Digital, é possível baixar os fac-símiles em alta-resolução das obras. Mais de mil títulos já estão disponíveis na internet.

Hoje, de acordo com Pedro Puntoni, historiador que está à frente do projeto, o site, que ainda está na fase de testes, é acessado, em média, por 700 mil usuários.

- É esse movimento que tem permitido testar a estabilidade do sistema e fazer os ajustes necessários. O objetivo é que versão 2.0 seja mais definitiva, mais robusta e estável.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/08/20/a-digitalizacao-da-biblioteca-mindlin/

iG lança aplicativo de futebol em tempo real para iPhone

iG Futebol terá cobertura de futebol por todo o mundo e estatísticas fornecidas pelo Footstats, entre outras novidades; veja como baixar

por Francisco De Laurentiis, iG São Paulo

•Confira tudo sobre futebol no iG Esporte

•Twitter do iG Esporte: Principais notícias, fatos inusitados, vídeos e opinião

Depois do sucesso do iG Copa e iG Cards, lançados durante a Copa do Mundo 2010, o iG disponibiliza mais uma novidade para os usuários de iPhone e iPod Touch: o iG Futebol. No novo aplicativo, o torcedor poderá acompanhar os resultados das partidas dos principais campeonatos do futebol mundial, com estatísticas em tempo real fornecidas pelo Footstats.

Fazer o download do aplicativo é muito simples e o usuário ainda conta com duas opções:

Baixar via iPhone ou iPod Touch

Através do iPhone, é só se conectar à internet e clicar no ícone “App Store”, depois em “Search” no menu abaixo e buscar por “iG Futebol”.

Baixar o aplicativo via web

Basta acessar diretamente a página de download na iTunes Store clicando aqui e obtendo informações sobre o aplicativo, além de screenshots. O link deve abrir automaticamente. Caso não funcione, também pode ser encontrado no ícone azul “View In iTunes”.

Quer saber mais acesse através do nosso blog
http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/08/12/ig+lanca+aplicativo+de+futebol+em+tempo+real+para+iphone+9562209.html

Inscrições para vestibular da Unicamp começam segunda-feira

Neste ano, primeira e segunda fases terão novo perfil de provas. Taxa de inscrição é de R$ 120

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre na próxima segunda-feira (23) inscrições para o vestibular 2011. Os candidatos terão até o dia 8 de outubro para se inscrever pelo site www.comvest.unicamp.br e pagar a taxa de inscrição de R$ 120.


O Vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta e impressão no site da Comvest.

Quer saber mais sobre esta notícias, acesse no nosso Blog o site da Ig e visite
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/inscricoes+para+vestibular+da+unicamp+comecam+segundafeira/n1237754622552.html

Crise consolida Brasil como 8ª economia mundial

A China ultrapassou o Japão e agora se tornou a segunda maior economia do mundo

AE  - 20/08/2010 09:09
 
A crise espanhola permitiu que o Brasil se firmasse na oitava posição entre as maiores economias do mundo. Com base em números oficiais, o jornal econômico espanhol "Expansion" revelou que o ranking das maiores economias foi bastante modificado com a crise global nos últimos dois anos.


A China ultrapassou o Japão e agora se tornou a segunda maior economia do mundo. Já o Brasil supera a Espanha e é a oitava potência, em termos de Produto Interno Bruto (PIB) nominal. Com base nos números do primeiro semestre, o PIB brasileiro seria de US$ 1,8 trilhão, ante US$ 1,5 trilhão da Espanha. Segundo o jornal, a Espanha chegou a ficar na sétima posição em 2007, quando ainda vivia um boom econômico. Mas, com 20% de desemprego, um déficit colossal e uma economia estagnada, perdeu posições.

Já dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), organizados por Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, indicam que a ultrapassagem da Espanha pelo Brasil teria acontecido ainda em 2009. Mas a persistência da crise nos países ricos e a rápida recuperação dos emergentes, como o Brasil, fizeram com que a diferença entre os dois países disparasse em 2010.

Em 2009, segundo os dados do FMI, o Brasil, com PIB de US$ 1,57 trilhão, estava na oitava posição do ranking, mas colado na Espanha, que era a nona colocada, com US$ 1,46 trilhão. Já a projeção do FMI para 2010 joga o PIB brasileiro para US$ 1,91 trilhão, bem acima do US$ 1,56 trilhão previsto para a Espanha. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: http://economia.ig.com.br

Filmes e Livros relacionados a Ética e Cidadania.

Conforme solicitado estou sugerindo alguns filmes e livros todos relacionados a Ética e Cidadania.

Filmes:

Invictus de Clint Eastwood,  O Nome da Rosa, O Crime do Padre Amaro, Um Buraco na Sombra,
Uma segunda Chance......

Livros:

O Pequeno Principe, DIARIO DE UM CONSTRUTOR DO TEMPLO, Dib´s em busca de si, A Cabana,
Teoria Geral da Constituição e Direitos Fundamentais, Direito Constitucional Esquematizado,
(Qual É a Tua Obra ? - Inquietações Propositivas Sobre Ética , Liderança e Gestão),
A República, Pais Brilhantes , Professores Fascinantes, Pai Rico Pai Pobre, Pais Competentes Filhos Brilhantes

Abraços,
Prof. Claudio Antoniazzi
 
As sugestões do nosso professoe e amigo já estão incluídas em nosso Blog.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SP suspende vacinação contra raiva para cães e gatos

Saúde investiga reações graves apresentadas por 567 animais após receberem doses antirrábicas; 10 deles morreram

por iG São Paulo 19/08/2010 17:47

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu recomendar a todos os municípios paulistas que suspendam imediatamente a campanha de vacinação contra raiva animal. Em apenas dois dias, 567 cães e gatos vacinados em São Paulo apresentaram reações, 38% delas consideradas graves, como cansaço extremo, falta de apetite, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.

Foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade de São Paulo. Em Guarulhos, município da Grande São Paulo, a vacinação animal já foi suspensa e o local é o que concentra a maior parte dos efeitos colaterais creditados às doses (40). A suspensão ocorre, diz a Secretaria, porque o número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças da pasta está acima do observado em anos anteriores, podendo, na avaliação dos técnicos, colocar em risco a vida dos animais imunizados.

Ao menos 10 óbitos por choque anafilático são investigados, sendo seis gatos e quatro cães. Das mortes, seis foram registradas na Grande São Paulo e quatro no interior paulista.

Felinos

Segundo a Secretaria, a maior parte das reações tem sido observada em gatos e nos cães de pequeno porte (em torno de 6,5 quilos de peso). Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17.

O Instituto Pasteur irá investigar os óbitos e as reações graves. A Secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, e aguarda orientações. O Ministério ainda não informou se fará alguma recomendação nacional.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/sp+suspende+vacinacao+contra+raiva+para+caes+e+gastos/n1237753900226.html

A nova fórmula para tratar o HPV

Conheça a jovem bióloga que desenvolveu uma vacina para tratar uma das doenças mais comuns em mulheres

por: Fernanda Aranda, iG São Paulo 19/08/2010 12:11

A figura é de uma jovem com cabelos compridos presos em meio rabo de cavalo, um discreto piercing no nariz e outro em forma de argola na orelha, além de calça de moletom, tênis e blusa confortável. O currículo mostra a experiência científica já de 8 anos em pesquisas, doutorado em curso na Universidade de São Paulo (USP) e criação de uma vacina que pode radicalizar o tratamento de uma das principais doenças femininas, o câncer de colo de útero.

Quem reúne estes dois mundos, sem o menor sinal de contraste, é Mariana Diniz, 28 anos. De segunda a sexta-feira, ela veste o avental branco, “mergulha” no microscópio, faz e refaz experiências com camundongos, escreve artigos científicos e dá um duro danado no laboratório do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Aos finais de semana, escolhe uma beca mais descolada no armário, ideal para seu programa favorito que inclui sessões de cinema no Espaço Unibanco, bares na Rua Augusta e teatros promocionais no SESC, todos localizados na região mais moderna e descolada do centro paulistano.

Mariana foi a vencedora do prêmio nacional de jovens empreendedores no final do ano passado, promovido pelo banco Santander, e seu projeto acaba de ser selecionado para a disputa Ibero-americana.

A bolsa de R$ 50 mil que ganhou em novembro, usada para a continuidade das pesquisas, foi reconhecimento de um trabalho que teve iniciou em 2000, durante uma das primeiras aulas de graduação de Biologia do curso noturno da USP.

“O Instituto de Ciências Biomédicas precisa de estagiários para pesquisas sobre vacinas feitas com DNA”, disse a professora à turma de novatos. Aquele anúnico fez acender uma luz em Mariana.

Do papel para a realidade

O interesse na vaga é o início da história de uma cientista que antes de completar 30 anos já conseguiu indícios consistentes de que vai assinar a criação de uma vacina para tratar o HPV– as hoje disponíveis são preventivas da infecção.

Os testes em animais conduzidos por Mariana mostraram que as doses estimulam o sistema imunológico, impedem o avanço do vírus (causador do câncer de colo de útero), e reduzem as lesões. Se os efeitos forem confirmados em pessoas, em um futuro próximo, o produto poderá coibir a alta mortalidade de mulheres pela doença, hoje a terceira causa de morte do sexo feminino entre 10 e 49 anos, como mostram os dados do Ministério da Saúde.

“Conseguimos (o plural é em referência ao professor e dois colegas que ajudam no trabalho) ainda a parceria de um laboratório que vai financiar os testes clínicos em humanos e também a produção em larga escala das doses”, diz Mariana. “Esta segunda etapa dos testes deve começar já neste semestre. É muito bom saber que um projeto desenhado há tanto tempo pode sair do papel e virar realidade.”

Continue lendo esta reportagem no endereço: http://delas.ig.com.br/saudedamulher/a+nova+formula+para+tratar+o+hpv/n1237743946865.html

CURSOS GRATUITOS ON LINE FGV

O FGV Online, membro do OCWC, oferece cursos gratuitos abertos a todos, sem pré-requisitos, e em diferentes áreas de conhecimento.

Visite o site da FGV e conheça a relação de cursos oferecidos.

A FGV após a conclusão do curso disponibiliza Certificado de Conclusão.

Você também pode realizá-los através do nosso blog, FGV - Cursos On-Line


Fonte: www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

OAB de SP oferece mais de 46 palestras virtuais

OAB de SP oferece mais de 46 palestras virtuaisAdvogados, estudantes de Direito e outros interessados podem assistir gratuitamente pelo site da OAB-SP palestras sobre os mais diversos assuntos e áreas jurídicas. São 46 vídeoaulas, gravadas durante as exposições de advogados e outros operadores do Direito em palestras promovidas pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB, dentro de seu projeto de Educação à Distância.


De acordo com o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, a iniciativa é uma revolução, pois oferece aulas de alta qualidade e ministradas por profissionais renomados, sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade. “Qualquer pessoa pode assistir às aulas, de qualquer canto do país, no momento em que preferir, sem qualquer custo”, disse.

As aulas englobam assuntos como Juizados Criminais, Direito Tributário, Direito do Consumidor nos meios eletrônicos e o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além desses, outros temas são debatidos, como os novos Códigos de Processo Penal e de Processo Civil, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha e dignidade sexual. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

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Fonte: http://www.oabsp.org.br/