AGRADECIMENTOS

"Consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."

Papa João Paulo XXII


Nós do ETEC Martin Luther King- Extensão João Crispiniano agradecemos a todos os grandes momentos vividos.
À todos que fizeram parte desta grande história, Coordenadores,Professores, Alunos e Pais.... "OBRIGADO"





PPG: Plano Plurianual de Gestão

Plano Escolar 2015 /2019 está disponível na coordenação.







O Plano de Curso de Administração, Serviços Jurídicos e Contabilidade e o PTD- Plano de Trabalho Docente, estão disponíveis para consulta na sala de coordenação da escola.




Fale Conosco: dir.martinlutherking@centropaulasouza.sp.gov.br



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· CARTÃO BOM – Instruções no Mural da Etec, Piso Térreo.




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ATENÇÃO ALUNO!



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Atenção Alunos!

Para maiores informações referente ao período de inscrições acessem o site:

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Resultados da Pesquisa Web Sai 2014 está disponível na sala da Coordenação!





quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Burocracia e tributos dificultam formalidade dos empregos nas microempresas

Um levantamento do Ipea mostra que só 29,4% dos empregados de microempresas do setor privado estão sob proteção social e trabalhista. Os outros 70,6% dos trabalhadores não têm nenhum tipo de contrato formal com seus empregadores. Para o consultor do Sebrae de São Paulo Pedro João Gonçalves, esses números refletem a conjuntura econômica nacional, que tem forçado os brasileiros a se lançarem no mercado de trabalho informal como alternativa à falta de vagas.

Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/pesquisas.asp

Bye, bye, fumódromos

Fumar agora está fora de moda (e fora da lei).
Varandas sem cinzeiros, placas sinalizadoras proibitivas, cartazes educativos com propagandas antitabagismo, campanhas em prol da saúde e de ambientes livres do cigarro. Esse deverá ser o cenário dentro das empresas do Estado de São Paulo, a partir do dia 7 de agosto, quando a Lei 577/08 começar a valer.
Fonte:  http://www.canalrh.com.br/Mundos/beneficios.asp

Fisk anuncia 10 novas unidades e cria mais 120 vagas de empregos

Só em 2010, a Fisk contabilizou 37 novas escolas em funcionamento, somadas a 19 unidades prontas para começar as aulas e, agora, mais 10 em fase de padronização. Com as aberturas, a Fisk gerou 560 empregos ao longo do ano e criará mais 120 oportunidades, o que resulta em 680 postos de trabalho criados no Brasil desde o início de 2010.

Mulheres trabalham nas obras para cuidar dos acabamentos

O aquecimento do mercado de construção civil e os bons salários do setor chamam a atenção das mulheres. Segundo o Ministério do Trabalho, elas já ocupam 6,85% dos mais de 2 milhões de empregados nos canteiros de obras em todo o País. O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de SP, Haruo Ishikawa, diz que as mulheres são contratadas para serviços diferentes dos exercidos pelos homens. “Geralmente são solicitadas para funções de acabamentos nas obras, tais como azulejistas, ceramistas, eletricistas e encanadoras, pois são mais detalhistas e cuidadosas.”
Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/recrutamento.asp

IFSP - Campus Guarulhos - Vestibular 1º Semestre 2011

As inscrições e solicitações de isenção para o Vestibular do 1° semestre de 2011 serão realizadas somente através do site www.vestibularifsp.com.br a partir das seguintes datas:

Data de inscrição e solicitação de isenção: de 05/11/2010 até as 15h do dia 19/11/2010.
Valor da taxa de inscrição: 20,00 para os cursos técnicos e 50,00 para os cursos superiores.
Data da prova: 19/12/2010 às 13h.
Resultado: 14/01/2011 nos murais do Campus.

IFSP-Campus Guarulhos
Av. Salgado Filho 3.501
Vl. Rio de Janeiro - Guarulhos/SP
Fone: 2304-4250 – Fax: 2304-4260
Site: www.cefetsp.br/edu/gru
e-mail: guarulhos@cefetsp.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mini FIV: a inseminação artificial mais barata chega ao País

Técnica usa menos remédio para diminuir custos em até 40% do tratamento

por Fernanda Aranda, iG São Paulo
A vontade de ser mãe e a dificuldade para engravidar não escolhem classe social. Segundo dados publicados na última edição do Jornal Americano de Reprodução Humana, um em cada sete casais apresenta problemas de fertilidade e, em alguns casos, a reprodução assistida figura como tentativa quase exclusiva para realizar o sonho da concepção.
Os altos custos do procedimento – entre R$ 15 mil e R$ 30 mil – dificultam o acesso da maior parte da população. Como consequências diretas, a técnica passou a ser encarada como “elitista” e as clínicas públicas que a oferecem (são apenas quatro em todo o País) reuniram filas de espera de mais de três anos por conta da grande demanda de pacientes.
De cinco anos para cá, calculam os especialistas, a medicina reprodutiva passou a buscar uma maneira de atrair um número maior de clientes e democratizar o acesso à técnica. Entre as estratégias, nasceu a “Mini Fertilização In Vitro (Mini FIV)”, desenvolvida por um médico japonês Osmau Kato, que agora já pode ser encontrada em algumas clínicas particulares brasileiras.
Democratização
Segundo Arnaldo Schizzi, especialista em reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), a FIV há mais tempo em utilização no mundo usa muitos medicamentos para produzir um número muito grande de óvulos e, assim, ampliar a chance de fecundação.
“Mas a experiência internacional nos mostrou que de cada dez óvulos produzidos pós-estimulação, somente os três primeiros têm melhor qualidade e podem ser usados com segurança na fertilização”, diz.
“Ficou evidente que poderíamos usar menos medicações, estimular um número menor de óvulos e assim conseguir um procedimento até 40% mais baratos e tão eficientes como o antigo, com a vantagem da exposição aos remédios também ser menor. No ano passado, esta técnica foi batizada de Mini FIV e já é oferecida em muitos locais”, completa.
O especialista, no entanto, faz um alerta: não é apenas o bolso dos interessados que precisa ser analisado antes da indicação. “Cada caso é um caso. Avaliamos a idade da paciente, se há alguma doença associada à dificuldade em engravidar e nem sempre a Mini FIV pode ser uma opção”, diz. Todos estes fatores interferem no preço do tratamento.
“Mas agora temos a possibilidade de pessoas com condições econômicas mais modestas arcarem com os custos do tratamento, antes uma missão impossível.”

Também é com a estratégia de baratear os valores dos medicamentos utilizados no processo da fertilização artificial que o especialista Luiz Gonzáles criou o VidaLink, programa que reúne 99 clínicas, em 34 cidades brasileiras com o intuito de democratizar a reprodução assistida.
De acordo com ele, casais com condições econômicas restritas recebem descontos de até 50% na medicação utilizada no tratamento. Se optarem em fazer o tratamento em uma das clínicas credenciadas a promessa é que o atendimento médico pode ser negociado a custos 40% inferiores. É preciso fazer cadastro e esperar a convocação de uma das clínicas participantes. Fazendo a conta, um procedimento que sairia por R$ 30 mil, chega a custar R$ 18 mil. “Um dos benefícios de nosso trabalho realmente é a inclusão social”, avalia Gonzales.
Ressalvas
A popularização da fertilização in vitro, criada há 32 anos, pode ser medida pelas estatísticas da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, que reúne informações de produção das principais clínicas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Equador.
Em dez anos – entre 1998 e 2008 –, o total de inseminações e fertilizações realizado cresceu 65,4%, saindo de 12.274 procedimentos para 35.496.
A ressalva dos especialistas é: ainda que os custos estejam mais acessíveis, o número de clínicas que oferecem a técnica tenha aumentado e as técnicas estejam mais evoluídas, a fertilização in vitro e a Mini FIV permanecem como última opção na escala da contracepção.
Na maior parte dos casos, problemas de saúde como varicocele – no caso dos homens – e endometriose (problema feminino) são as causas de dificuldade para engravidar e pedem como solução outros procedimentos médicos que não a fertilização. Outro ponto já citado pelo médico Sandro Esteves, especializado em reprodução assistida, é que não há um corpo suficiente de pessoas geradas por meio da fertilização para atestar quais são os reais efeitos da técnica na saúde dos bebês no longo prazo.

Fonte: http://delas.ig.com.br/saudedamulher/mini+fiv+a+inseminacao+artificial+mais+barata+chega+ao+pais/n1237807599676.html

"Tropa de Elite 2" é o mais visto da retomada

Filme ultrapassa os 6,3 milhões de espectadores e bate a marca de "Se Eu Fosse Você 2"

por Guss de Lucca, iG São Paulo | 27/10/2010 14:12
 
Que "Tropa de Elite 2" é o maior fenômeno do cinema brasileiro após a retomada não havia dúvidas. A marca de 6,3 milhões de espectadores atingida nesta quarta-feira, responsável por bater o até então campeão "Se Eu Fosse Você 2", de 2009, é só mais um título conquistado pelo longa-metragem de José Padilha - que no início da semana garantiu a maior bilheteria nacional da década ao ultrapassar os R$ 57 milhões.
Somado ao sucesso do filme espírita "Nosso Lar", "Tropa de Elite 2" colocou as produções nacionais em mais da metade das salas de cinemas do país - fato inédito que, como havia comentado Paulo Sérgio Almeida, diretor do portal Filme B, em entrevista ao iG, torna-se mais surpreendente pela censura do filme, que é de 16 anos.
Se na última semana a produção já havia se tornado a mais vista de 2010, totalizando 4,14 milhões de ingressos vendidos, agora "Tropa de Elite 2" assume o posto de filme brasileiro mais visto após a retomada, desbancando os 6,13 milhões da comédia "Se Eu Fosse Você 2".
A última façanha que "Tropa de Elite 2" pode conquistar no país é garantir a este ano o melhor da retomada, título que ainda é atribuído a 2003, período em que produções nacionais como "Lisbela e o Prisioneiro" e "Carandiru" levaram 22 milhões de espectadores aos cinemas - até o momento 2010 já contabiliza 18 milhões.
Depois disso, resta ao longa-metragem estrelado por Wagner Moura partir para o reconhecimento internacional, inicialmente em festivais e depois nos circuitos comuns - vale lembrar que o primeiro "Tropa de Elite" ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2008.
De acordo com o distribuidor do filme no Brasil, Marco Aurélio Marcondes, "Tropa de Elite 2" já atraiu interesse de distribuidores internacionais e "está bem encaminhado", apesar de não poder entrar em detalhes no momento.
E para aqueles que acreditam que tamanho sucesso garante um "Tropa de Elite 3", o diretor José Padilha afirmou durante as entrevistas realizadas no lançamento do filme, em Paulínia, que essa possibilidade não existe. "Acabou. É isso aí", disse o cineasta, sugerindo que o novo filme pode ser encarado como uma trilogia com "Ônibus 174" (2002) e "Tropa de Elite" (2007).
Entendendo o cinema antes e pós-retomada
Ao ultrapassar a marca de 6,3 milhões de espectadores, "Tropa de Elite 2" tornou-se o filme mais visto da retomada, mas não o longa-metragem brasileiro mais assistido da história do país. A posição pertence a produção "Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigida por Bruno Barreto em 1976, que contabiliza 10,7 milhões de espectadores, seguida por "A Dama do Lotação", dirigida por Neville de Almeida em 1978, com 6,5 milhões - no ranking geral "Tropa 2" está em terceiro lugar.
Essa divisão existe por causa do baque sofrido pelo cinema brasileiro em 1990, quando o governo do presidente Fernando Collor de Mello, por meio do Programa Nacional de Desestatização (PND), extinguiu a Embrafilme, empresa estatal criada em 1969 com a missão de fomentar a produção e distribuição de filmes brasileiros - atual papel da Ancine.
Por um breve período o cinema nacional praticamente deixou de existir. A mudança teve início com a criação da Lei do Audiovisual em 1993, e convencionou apontar o lançamento em 1995 do longa-metragem "Carlota Joaquina - Princesa do Brazil", de Carla Camurati como a retomada do cinema brasileiro.
Além desse momento de ruptura, outros fatores tornam complexas as comparações entre os sucessos de "Tropa de Elite 2" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos", sendo uma delas a situação dos cinemas do país. Enquanto em 1976 o Brasil contava com 3.161 salas de exibição bem distribuídas, hoje esse número é de 2.110 - em sua maioria concentradas na região Sudeste, em áreas de renda mais alta das grandes cidades, como os shopping centers.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/tropa+de+elite+2+e+o+mais+visto+do+posretomada/n1237811454534.html

SIMPATIA - Fator essencial para o Relacionamento Interpessoal

O relacionamento interpessoal é uma das habilidades comportamentais mais bem vindas e necessárias em um cenário onde produtividade, serviços e qualidade no atendimento são fundamentais para a sobrevivência das organizações.
São vários os fatores que fazem com que um indivíduo tenha habilidade de relacionar-se bem com outras pessoas e um deles é ser simpático.
Mas o que é simpatia?
O dicionário Aurélio traz algumas definições para simpatia, como:
  • Tendência ou inclinação que reúnem duas ou mais pessoas.
  • As relações que há entre pessoas que instintivamente se sentem atraídas entre si.
  • Sentimento caloroso ou espontâneo que alguém experimenta em relação outrem.
  • Primeiros sentimentos de amor.
  • Atração que uma coisa ou uma ideia exerce sobre alguém.
  • Tratamento intencionalmente amistoso dado a alguém.
A simpatia é uma das qualidades que nos faz ser mais queridos, amados, bem vistos e respeitados em nosso convívio pessoal e profissional e é muito importante para a imagem que conseguimos transmitir sobre nossa pessoa. Imagem é a representação externa de quem somos internamente. É a forma como somos percebidos e que resulta a opinião que as pessoas têm de nós.
Um trecho de um texto do poeta Fernando Pessoa diz: “Eu quero ser sempre aquilo com quem me simpatizo. Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo aquilo com quem simpatizo. Seja uma pedra ou uma ânsia, seja uma flor ou uma ideia abstrata, seja uma multidão ou um modo de compreender Deus. E eu simpatizo com tudo, vivo de tudo em tudo.”
Como podemos ser mais simpático com as pessoas?
Uma boa dica para conseguir ser mais simpático é usar a regra dos 3A’s: ATENÇÃO, AFIRMAÇÃO e ADMIRAÇÃO.
Da próxima vez que estiver em contato com uma pessoa, dê a ela atenção exclusiva durante os primeiros 30 segundos de diálogo. Afirme o valor desta pessoa com palavras de incentivo, elogios sinceros e demonstre sua admiração de alguma forma. Então observe o que vai acontecer. Você se surpreenderá com a reação positiva.
Seja mais simpático e afine-se para o sucesso!
Autor: Fabiano Brum – Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

Como melhorar seu Marketing Pessoal

Você já teve a oportunidade de fazer seu marketing pessoal algumas vezes. Provavelmente, você teve que dividir estes momentos entre sucessos e fracassos. Mas, se a divisão teve maior participação dos fracassos, está na hora de você melhorar seu marketing pessoal.
Então, preste atenção nas dicas que darei a seguir:
Você é o que acredita ser? Tem mais rótulo e embalagem que conteúdo ou vice-versa? Um bom rótulo pode colaborar para adquirirmos algo, mas se o conteúdo for ruim, o produto será descartado imediatamente, ou seja, você pode até ter impressionado em um primeiro momento, mas se não pode contribuir com nada, tenha certeza que é uma questão de tempo para que você seja “descartado”.
Como você se diferencia da maioria? O que você oferece a mais? Quais as vantagens que uma empresa pode ter em contar com você na equipe? Toda empresa quer investir em profissionais que ofereçam retorno a este investimento (de tempo, financeiro etc). Analise o que você poderá proporcionar para a empresa, como em quanto tempo.
Quais são suas forças e suas fraquezas? Quais são seus pontos fortes que contribuem para você se diferenciar de seus concorrentes? Sua formação, experiência, fluência em idiomas, seu networking entre outros. E quais são seus pontos fracos? Em que você precisa melhorar? Tem dificuldades de falar em público, de se relacionar, ou possui pouca experiência? Como você lida com suas dificuldades? Os pontos fracos devem ser eliminados ou reduzidos, ou seja, identifique todos seus pontos fracos e desenvolva um plano de ação para superá-los. Já os pontos fortes devem ser potencializados, ou seja, veja como pode valorizar ainda mais seus pontos fortes e utilize os mesmos em seu favor.
Como você investe em seu tempo? Aprenda a definir prioridades e abrir mão de coisas ou projetos fúteis. Dedique-se a você, sua família e seu futuro. Organize-se! Se você nunca tem tempo para nada, provavelmente esteja desperdiçando tempo demais com algo desnecessário. Desapegue-se, seja flexível e administre seu tempo de forma mais produtiva.
Tenha conteúdo. Obtenha uma boa formação, participe de palestras, treinamentos, leia vários títulos de livros para se manter atualizado.
Cuide de sua saúde, utilize vestuário adequado e atente-se aos pequenos detalhes. Sua imagem pessoal também refletirá o profissional existente. Lembre-se do início deste artigo. É preciso ter rótulo e embalagem, mas também, muito conteúdo. Não adianta ter um excelente conteúdo se a embalagem e rótulo não contribuírem para criar o destaque inicial.
Lembre-se que você é o “produto” mais importante que venderá em toda sua vida. E como todo produto, possui um ciclo de vida de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Caso tenha atingido a maturidade, faça como os produtos tradicionais. Inove constantemente para permanecer este estágio, pois, ao ir em direção ao declínio, o retorno será pouco provável.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/marketing-pessoal-2

QUAL O SEU PROJETO PESSOAL?

Estou preocupado com seu futuro! Estou pensando lá na frente…
Hoje, você pode ter um bom emprego, ser um empresário de sucesso, um empreendedor que aconteceu, estar muito bem posicionado, com relacionamento estável, filhos lindos na escola, apartamento de primeira, carrão do ano e férias fora do país!
Não é isso que você vive? Tudo bem… De qualquer forma, as coisas podem estar sob controle, dentro de uma previsibilidade interessante e que represente uma razoável qualidade de vida no futuro, OK?
Você pode ser uma pessoa que tenha planejado tudo! Talvez esteja contribuindo mês a mês num plano de previdência, visando uma confortável aposentadoria. Ou pode estar contando os meses para a quitação de sua casa própria. Parabéns, isso tudo é formidável!
No entanto, qual é o seu projeto pessoal?
Tá bom, vou ser um pouco mais explícito: de que maneira e onde você se realiza de verdade? O que você gosta tanto, mas tanto e que, por muitos motivos, não está fazendo agora?
Pense nas seguintes situações:
  • Você irá se aposentar e deixar de conviver na empresa onde trabalha / onde dirige. E então, a que você
    irá se dedicar? Ou melhor, a que você irá se apegar? Sim, apego mesmo! Doação!!
  • Seus filhos irão se casar, constituir família e vão sair da sua casa… Como você irá preencher esse vazio? E acreditem, o vazio é monstruoso…
Falo isso porque estou farto de ver pessoas sofrendo de solidão, depressão, falta de direção, etc. Muitas vezes por não exercitarem HOJE o que realmente gostam de fazer. Pior: vendem suas horas, são até bem remuneradas por isso e, simultaneamente, deixam de semear e cultivar os próprios projetos pessoais.
Não estou sugerindo que você se aventure em um voo solo perdido. Não estou sugerindo que peça demissão e salte para o improvável… Não é nada disso!! Estou preocupado com seus pequenos gostos e “estripolias” que você tem deixado de fazer… Isso lhe fará enorme falta no futuro…
Falo do convívio com instrumentos musicais, com livros, filmes, “hobbies”, línguas, atividades esportivas, dança, aventuras, férias, novas descobertas, novos gostos, novos ares!!
Falo de um “affair” com algo que seja tão apaixonante, tão motivador que pode até virar uma atividade econômica (se assim você desejar e permitir!). Pode ser a descoberta de uma segunda e por que não dizer de uma terceira profissão!! Caramba, é possível!!
Oscar Motomura, um dos consultores mais renomados do Brasil, fundador e principal executivo da Amana Key, confessou-me que irá escrever livros infantis em sua terceira carreira!
Conheci alguns executivos que se acharam na literatura, lendo e produzindo romances. Outros, na cozinha, antes e após a aposentadoria! Possuem enorme prazer em reunir amigos e apresentar os dotes culinários!! Que massa!!
A realização do projeto pessoal pode passar pelo aprofundamento na religiosidade, no exercício inigualável da caridade, da ajuda ao próximo, da cultura sustentável.
Quanto tempo você tem de vida? Por favor, tire sua nave da rotina e projete-se cinco, dez, vinte anos à frente.
Enxergou sua imagem lá? Gostou?
Pois é, o tempo voa e talvez seja a hora de permitir-se ao prazer da realização de seu projeto pessoal IMEDIATAMENTE!
Imediatamente é JÁ… estamos combinados?
Autor: Dill Casella
Palestrante em Vendas, Atendimento ao Cliente e Motivação

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/sucesso-realizacao-projeto-pessoal?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=ebc2e5286e-Rede_O_Gerente_26_10_2010&utm_medium=email

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA TEM O PRIMEIRO FESTIVAL ONLINE DO MUNDO

Pelo segundo ano, a Mostra Internacional de Cinema promove com a Mubi, a maior plataforma de filmes na internet, a Mostra Online.Neste ano, além da exibição normal em salas, 68 filmes da seleção da 34ª Mostra terão também sessões (gratuitas) na internet. Essa é a grande chance para os fãs da Mostra de todo o Brasil, incluindo aqueles que não moram em São Paulo, participarem desse grande evento. A exibição dos filmes é previamente autorizada pelos produtores – e os filmes estrangeiros são todos legendados.
Como em qualquer sala de cinema da Mostra, há um limite de acessos para cada filme. Mas nesta edição, mais pessoas vão ter a oportunidade de assisti-los. Na 33ª Mostra, foram permitidos 300 acessos para cada filme. Agora, o acesso em “streaming” (sem download) estará disponível para os 500 primeiros acessos, depois da última exibição do filme na programação da 34ª Mostra, no período do evento, na página http://mubi.com/festivals/sao-paulo
A MUBI é a maior comunidade online de filmes independentes e clássicos de todo o mundo, com filmes incluídos no acervo por cinéfilos. Fundada em 2007, é patrocinada pela Celluloid Dreams, uma das mais importantes produtoras de cinema independente do mundo; a Criterion Collection, maior selo internacional de DVDs de arte; e a Costa Films, que atua na América Latina. É parceira exclusiva da World Cinema Foundation, fundação para a preservação de filmes presidida por Martin Scorsese. Tem escritórios em Palo Alto (EUA), Nova York, Paris e Londres.
Confira ao lado a lista de filmes e as datas a partir da qual eles estarão disponíveis.

Fonte: http://br.mostra.org/online

34.ª Mostra de Cinema começa com quase 500 filmes


por Luiz Carlos Merten - O Estado de S. Paulo

Todo ano a Mostra se renova e este tem sido segredo de sua permanência. No ano passado, atendendo - de certa forma - aos pedidos dos que esperavam ver a Mostra tornar-se itinerante, viajando pelo Brasil, Leon Cakoff, seu organizador, convenceu produtores e diretores a liberarem um certo número de acessos de filmes pela internet. "Eles aceitaram o argumento de que seria como uma nova sala", explicou, na coletiva de imprensa, o sr. Mostra. O sucesso foi tão grande que a Mostra virtual volta em 2010. A novidade deste ano é o circuito de bicicletas, uma iniciativa do Instituto Parada Vital, com patrocínio da Sabesp, que permitirá ao público ir pedalando de um local de exibição a outro, trocando de bikes em cada ‘estação’.
O público da Mostra - cinéfilos ou maratonistas? Vem de longe a definição da Mostra como maratona de filmes e, este ano, ela parece mais do que nunca disposta a se (re)afirmar como o maior evento brasileiro do gênero. Afinal, serão quase 500 títulos - exatamente 467 -, entre curtas, longas, filmes antigos e novos. Como a Mostra se desenrola ao longo de duas semanas, 14 dias, para assistir a míseros 10% de sua programação, o cinéfilo terá de ver mais de três filmes por dia, todos os dias. No início, poderá até ser divertido, mas lá pelo décimo dia, e 30 e tantos filmes depois, o espectador já estará tonto. E existem as exposições, os encontros, o deslocamento de um espaço a outro. Haja disposição.
Para facilitar sua vida, publicamos aqui uma lista dos filmes que já vão estrear em seguida - embora, para muita gente, justamente esses sejam os mais atraentes. O que um certo tipo de espectador quer se assegurar é de ver ‘antes’. O espectador padrão da Mostra vai no escuro, convencido de que o filme, se integra a programação, é bom. Escolher, entre 500 filmes, o melhor é até uma temeridade, mas por que não? O que você não pode absolutamente perder? O Caderno 2 fez essa pergunta a seus críticos. Ambos fizeram a mesma aposta - Carlos, de Olivier Assayas, sobre o famoso terrorista, que já foi o melhor filme do Festival do Rio. A partir daí, as preferências foram mudando.
Carlos tem 5h30 de duração, e não se pode dizer que elas passam voando, porque seria mentira. Há até uma certa queda na última parte, quando Assayas atropela um pouco seu relato, mas nem isso impede Carlos de ser olimpicamente um grande filme, além de um filme grande. Mas há outro que você não pode perder - o russo My Joy, de Sergei Loznitsa, que aqui vai passar como Minha Felicidade. Loznitsa faz um retrato aterrador da Rússia pós-comunista. O país está entregue nas mãos de criminosos. Corrupção e violência geram impunidade. Tropa de Elite 2 vira um passeio na Disneylândia.
Nesse quadro impressionante, o autor, trabalhando nos limites do documentário e da ficção, constrói cenas admiráveis. O herói quer proteger a prostituta jovem, senão necessariamente mirim (uma reminiscência de Motorista de Táxi/Taxi Driver, de Martin Scorsese?) Ela reage mal, diz que pode cuidar de si mesma. E quando a câmera o acompanha num longo plano-sequência através da multidão, numa espécie de feira, o recorte que Loznitsa faz da humanidade é um dos mais apocalípticos vistos na tela.
Imbróglio. A Mostra apresenta os vencedores de Cannes (Tio Bonmee Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul) e Veneza (Somewhere, de Sofia Coppola). Apresenta até os vencedores do Rio - VIPs, de Toniko Melo, prêmio do júri, e O Senhor do Labirinto, prêmio do público, creditado somente a Geraldo Motta, mas Gisella de Mello briga com ele na Justiça pela autoria e a expectativa é de que o imbróglio não prejudique a exibição. Os novos Woody Allen e Robert Rodriguez também estão entre os filmes mais aguardados (aqueles que vão lotar rapidamente).
Há uma exposição de fotos, já inaugurada, de Wim Wenders (no Masp) e outra de desenhos de Akira Kurosawa (a partir de sábado, no Instituto Tomie Ohtake). A Mostra faz retrospectivas de J.J. Ossang e Serge Avedkian. Homenageia Bent Hamer e Hanna Schygulla. Resgata Metrópolis, de Fritz Lang, com acompanhamento de música ao vivo. E tudo isso começa com O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira - o mestre é esperado somente na semana que vem -, que os convidados veem nesta quinta-feira. O público espera até sexta.
34.ª Mostra Internacional de Cinema
Ingressos/Pacotes
Permanente integral: R$ 390
Permanente especial: R$ 90
Pacote de 40 ingressos: R$ 285
Pacote de 20 ingressos: R$ 165
Central da Mostra
Avenida Paulista, 2.073
Conjunto Nacional. Funcionamento: das 10h às 21h
Internet: http://www.ingresso.com/
Site da Mostra: http://www.mostra.org/
Exibições Gratuitas também visite o site.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,34a-mostra-de-cinema-comeca-com-quase-500-filmes,627502,0.htm

Lei que regula crimes na Internet pode valer em 2011

No último dia 6 a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) deu opinião favorável à aprovação do projeto de Lei Sobre Crimes de Informática (PL 84/99), também conhecida como “Lei Azeredo”. Com isso, o texto que regula o assunto pode sair do papel ainda este ano e entrar em vigor em 2011. O único empecilho da aprovação é o recesso das eleições, mas, de acordo com a assessoria da Câmara, por estar em regime de urgência, o projeto deve ir à pauta em breve.
O processo precisa apenas ser avaliado pelo plenário da Câmara. Se aprovado, caberia ao próximo presidente a aprovação final para que a lei entre em vigor.
O projeto original foi enviado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) à Câmara em 2008, mas já sofreu algumas mudanças. E elas foram aprovadas pela CCJ.
Dentre algumas medidas, o texto considera crime a troca online de arquivos protegidos por direitos autorais. Além disso, o substitutivo mudou a regra antiga de que o sigilo seria quebrado apenas por ordem judicial. A nova proposta muda isso.
“O substitutivo inovou porque flexibilizou duas alternativas. Uma dela é um critério que não existia na legislação brasileira: dizer que se mantém a obrigatoriedade da ordem judicial apenas quando for necessário a obtenção de informações relativas a dados sensíveis do cidadão. Na lei do País não há um conceito sobre o que são dados sensíveis, mas a doutrina diz que são aqueles ligados à esfera intima, família, projetos pessoais. É uma mudança perigosa já que não se estabelece variação quanto a eventual invasão de privacidade”, avalia afirma Alexandre Atheniense, especialista em tecnologia da informação e advogado do Aristoteles Atheniense Advogados.
Fonte: http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/10/26/lei-que-regula-crimes-na-internet-pode-valer-em-2011/

Polvo Paul, atração da Copa do Mundo de 2010, morre na Alemanha

Animal que adivinhou resultados de jogos sofreu uma morte natural e agora deve receber mais homenagens
por iG São Paulo em 26.10.2010

O polvo Paul, que ficou conhecido por suas previsões de jogos durante a Copa do Mundo de 2010, morreu nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo Aquário de Oberhausen, na Alemanha, onde o molusco vivia. Ele sofreu uma morte natural aos dois anos e nove meses de idade e será cremado.
Durante a Copa de 2010, o polvo Paul impressionou por ter acertado todos os resultados que tentou prever. Foram eles os sete jogos da Alemanha, incluindo a disputa pelo terceiro lugar, e também a final, disputada por Holanda e Espanha. Através de um sistema com potes de comida em seu aquário, ele indicava qual seleção venceria os duelos.
Esses acertos fizeram com que o polvo Paul virasse uma lenda turística na Alemanha. Mesmo antes de morrer, ele virou tema de vários produtos, chegou a ser contratado como garoto-propaganda de um supermercado e agora vai ser homenageado. Enquanto o corpo do polvo está guardado em uma geladeira, são estudadas as possibilidades de serem construídos um santuário ou uma estátua para o animal.
Ao informar a morte de Paul, a administração do aquário lamentou o ocorrido: "a administração e os funcionários do Oberhausen Sea Life Centre ficaram inconsoláveis ao descobrir que o polvo Paul morreu durante a noite”, anunciou o comunicado oficial. “Todos nós ficamos muito apegados a Paul, e sua falta será muito sentida”, disse o gerente do aquário, Stefan Porwoll.
O polvo Paul será substituído por um outro animal mais jovem, que também será batizado de Paul para manter a tradição do aquário e homenagear uma das principais atrações da Copa do Mundo de 2010.

Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/10/26/polvo+paul+atracao+da+copa+do+mundo+de+2010+morre+na+alemanha+9846077.html

Após lucro do terceiro trimestre, Ford liquidará dívidas

Montadora lucra US$ 1,7 bilhão e pretende quitar dívida líquida da divisão automotiva até o final do ano

por Reuters em 26/10/2010 09:40

A Ford Motor teve lucro líquido de US$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, acima do esperado por Wall Street, e afirmou que espera eliminar posição de dívida líquida na divisão automotiva até o final do ano.

A montadora, que espera ter lucro sólido em 2010, informou que pagou US$ 2 bilhões em dívida no trimestre passado e, na sexta-feira, pagará os restantes US$ 3,6 bilhões devidos ao fundo de assistência médica de funcionários aposentados do sindicato de metalúrgicos United Auto Workers.

O lucro líquido por ação ficou em US$ 0,43 no terceiro trimestre, ante US$ 0,29, ou US$ 997 milhões, um ano antes. Excluindo a unidade Volvo, que a Ford vendeu em agosto, a receita aumentou em US$ 1,7 bilhão, para US$ 29 bilhões.
Já o lucro operacional foi de US$ 0,48 por ação, excluindo eventos não-recorrentes. Nesse quesito, analistas esperavam, em média, lucro de US$ 0,38 por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/apos+lucro+de+us17+bi+no+3o+tri+ford+liquidara+divida/n1237812166115.html

Amazônia tem uma nova espécie descoberta a cada 3 dias

Entre 1999 e 2009, mais de 1.200 novas espécies foram identificadas na região, segundo o relatório do WWF

por BBC Brasil | 26/10/2010 08:17

A tarântula Pamphobeteus grandis, encontrada no Amazonas e no Acre, chama a atenção por sua coloração lilás. O gênero Pamphobeteus engloba algumas das maiores aranhas do
Foto: Rick C. West
A tarântula Pamphobeteus grandis, encontrada no Amazonas e no Acre, chama a atenção por sua coloração lilás. O gênero Pamphobeteus engloba algumas das maiores aranhas do

A organização ambientalista internacional WWF (World Wide Fund for Nature) lançou um relatório que faz uma extensa compilação das mais de 1.200 novas espécies de animais e vegetais descobertas na Amazônia na última década.

Segundo o estudo, intitulado "Amazon Alive!" uma nova espécie foi descoberta a cada três dias na região entre 1999 e 2009.

Os números comprovam que a Amazônia é dos lugares de maior biodiversidade da Terra: foram catalogados 637 novas plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 39 mamíferos e 16 pássaros.

"O volume de descobertas de novas espécies é incrível - e isso sem incluir o grupo dos insetos, onde as descobertas também são muitas", afirma a coordenadora da WWF no Brasil Sarah Hutchison.

"Esse relatório mostra a incrível diversidade da vida na Amazônia e por isso precisamos de ações urgentes para que essas espécies sobrevivam."

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/uma+nova+especie+descoberta+na+amazonia+a+cada+tres+dias/n1237812117288.html

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Inscrições para Vestibulinho das Etecs vão até sexta-feira

A inscrição do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 termina às 15 horas dessa sexta-feira, 22 de outubro. O exame será no dia 21 de novembro.
O processo seletivo está oferecendo 65.919 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928).
Do total de vagas oferecidas, 56.308 são destinadas às 192 Etecs e às 33 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.
As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo.  Serão oferecidas 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
O próximo Vestibulinho vai oferecer também 19.193 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 18.253 vagas.
Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 85.112 vagas.
Novidades
* Cursos novos
Entre os 88 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2011, 7 são inéditos:
Administração Integrado ao Ensino Médio -  Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), 35 vagas, Etec Prof. Camargo Aranha (Capital), 80 vagas, e Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira (Santana de Parnaíba), 40 vagas;
Celulose e Papel -  Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas), 40 vagas à noite;
Dança Esportiva – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, 40 vagas, no período da noite;
Informática Integrado ao Ensino Médio -  Etec Elias Nechar (Catanduva), 40 vagas, Etec João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa), 36 vagas, Etec Jorge Street (São Caetano do Sul), 40 vagas, e Etec Polivalente de Americana, 40 vagas;
Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio -  Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal) e Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), ambas com 40 vagas;
Química Integrado ao Ensino Médio – Etec Júlio de Mesquita (Santo André), 40 vagas; e
Serviço de Restaurante e Bar – Etec de São Roque, 40 vagas à noite.
* O curso técnico em Agente Comunitário de Saúde passa a ser oferecido no processo seletivo em 3 Etecs (Amim Jundi, de Osvaldo Cruz; Praia Grande; Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital) e em uma classe descentralizada, extensão da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Todas com 40 vagas, à noite.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão até as 15 horas do dia  22 de outubro. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato também está disponível para download no site do Vestibulinho.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Ibraeb – Curso de Ética nos Negócios _Universidade de Guarulhos

Logística, uma área que cresce junto com o País

Viabilizar a entrega de matéria-prima e do produto acabado, essa é uma das tarefas do profissional de Logística, carreira que se mantém em franco crescimento no País nos últimos anos. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo Julianelli fez mestrado em Administração no COPPEAD/UFRJ e passou seis meses na École de Management de Lyon, na França, onde se especializou em cadeia de suprimentos. Ao fim do mestrado, com cinco propostas de emprego no bolso, Leonardo retornou ao Centro de Estudos em Logística (CEL) do COPPEAD para se tornar professor e coordenador de cursos de logística.
Como você chegou à logística?
A área de logística entrou meio ao acaso em minha vida. No estágio, eu trabalhava com planejamento da demanda, e um colega da faculdade, que trabalhava no Centro de Estudos em Logística do COPPEAD, disse que meu perfil era ideal para o grupo que estava crescendo e que o trabalho era desafiador. Resolvi aceitar a proposta, larguei o emprego e fui para o CEL. Realmente, a área de logística estava crescendo muito e os desafios eram enormes. Tudo o que um recém-formado deseja.
Onde pode trabalhar o profissional na área de Logística?
O profissional de logística pode atuar em muitas atividades diferentes, agrupadas, de forma simplificada, em duas grandes áreas: planejamento e operações. Para a área de planejamento, o profissional deve ter perfil analítico, com formação quantitativa consistente em áreas de engenharia, administração, economia e estatística. O dia-a-dia desse profissional é em escritórios, reuniões e sempre com um computador.
Já o profissional que trabalha com operações deve ser bastante ativo e não pode gostar de ficar parado, nem de rotina. Sua formação também costuma ser nas áreas de engenharia e administração, mas sem a necessidade de conhecimentos quantitativos mais profundos. Entre as suas habilidades devem estar a liderança, o relacionamento interpessoal e a pró-atividade, para antecipar e resolver problemas. Esse profissional normalmente trabalha em fábricas ou centros de distribuição.
Qual é a importância da Logística para as empresas brasileiras?
A área de logística é de extrema importância para as empresas brasileiras. Estamos falando do desafio de distribuir produtos em um país de dimensões continentais, com enormes problemas de infraestrutura e uma legislação tributária “complexa”. Nos últimos 20 anos, com a abertura do mercado e a estabilização econômica, a logística assumiu papel de destaque nas empresas e é, por muitas, considerada a área mais importante atualmente. Com isso, a carreira do profissional de logística, que até 15 anos atrás, terminava em um cargo gerencial médio, hoje chega até a vice-presidência/diretoria de logística/operações. Já temos casos, inclusive, de presidentes oriundos da área de logística, confirmando a importância desta atividade.
Como está o mercado para o profissional de Logística?
Apesar da primeira onda de crescimento ter passado, os desafios de infraestrutura no Brasil são enormes e estão previstos grandes investimentos nos próximos anos. Isso vai demandar profissionais qualificados para executar os investimentos e, depois, operar os ativos. Acredito que o crescimento da área deva permanecer nas próximas décadas, o que aumenta a atratividade para os novos profissionais, que terão maior oferta de trabalho e melhores salários.
Quanto ganha um profissional de Logística?
Um estagiário na área de Logística recebe, em média, no Rio de Janeiro, R$ 1 mil mensais para uma carga de trabalho de 20 horas. Um analista júnior (recém-formado) recebe em empresas de grande porte cerca de R$3 mil e em consultorias especializadas em torno de R$ 4,5 mil (no eixo Rio-São Paulo). Já um gerente de logística em uma grande empresa no eixo Rio-São Paulo recebe cerca de R$ 12 mil mensais, mais bônus e benefícios.

Fonte: http://www.igeduca.com.br/vestibular/vest-profissionalsucesso.cfm?prof_id=336
IMPORTANTE: O curso de Logística é fornecido pelo Centro Paula Souza na ETEC e FATEC, consulte o site http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/.

Escolha profissional é tema de palestra do CIEE

Evento é gratuito e acontece em São Paulo no dia 26 às 8h30

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) organiza na próxima terça-feira (26), o Ciclo de Orientação e Informação Profissional, com palestra ministrada pelo psicoterapeuta Leo Fraiman.
O título da palestra é Escolha Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo – As Grandes Tendências do Mercado de Trabalho para os Próximos Anos. O evento será na sede do CIEE (Rua Tabapuã, 540, Itaim Bibi, São Paulo/SP) e começa às 8h30.
Entre os temas abordados estão as novas áreas e oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e dicas e orientações práticas para conseguir estágio e primeiro emprego. Após a palestra, os participantes receberão o livro O Jovem: Como Orientá-lo para Construir seu Projeto de Vida, de autoria do palestrante.
O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site do CIEE. - www.ciee.org.br/portal/eventos.

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/escolha+profissional+e+tema+de+palestra+do+ciee/n1237807333028.html

Assumir posição de chefia traz desafios

Rejeição dos colegas é um dos pontos mais delicados e exige equilíbrio emocional

Um dia o funcionário chega à empresa e a tão esperada promoção finalmente é anunciada. Passada a euforia, é hora de colocar a mão na massa e assumir o posto de chefe.
A partir daí, muitos desafios se colocam para esse profissional que vai, pela primeira vez, gerenciar pessoas. O primeiro diz respeito a possibilidade de ele ser encarregado de liderar profissionais com as quais se relacionava como colegas de equipe. “A inveja pode fazer com que os antigos pares questionem a autoridade do novo chefe”, afirma Rogério Martins, especialista da Persona Consultoria. “É preciso ter equilíbrio interno para lidar com essa situação, pois o profissional tende a se sentir isolado.”


Foto: Divulgação
Zanini, da FDC: vaidade é um dos erros mais comuns do novo chefe
Para o professor da área de gestão estratégica de pessoas da Fundação Dom Cabral Marco Túlio Zanini, o autocontrole é essencial, assim como a habilidade de separar o que é do âmbito profissional e o que é do pessoal. “Aos poucos o funcionário constrói sua história e faz com que reconheçam a legitimidade de sua liderança”, diz.
Nova postura
Entender que as relações mudaram é um passo importante para quem assume um cargo de chefia. “O profissional passa a ter outra visão e acesso a informações diferenciadas e nem sempre vai defender as mesmas causas que defendia na posição de subordinado”, explica Martins.
A relação com as antigas tarefas também precisa ficar bem resolvida. Ao assumir novas atribuições ele muitas vezes precisará delegar. “A habilidade do líder, muitas vezes, é gerir especialistas, ou seja, saber tirar o melhor de cada um”, afirma Zanini
Erros comuns
Na opinião do professor um dos erros mais comuns daqueles que assumem um cargo de chefia é a vaidade. “Ele não pode acreditar que por estar em determinada posição hierárquica sabe mais que seus subordinados”, diz. “Quando a pessoa assume que é a melhor, deixa de ouvir os outros, o que é muito perigoso.”
A dificuldade de estabelecer limites, separando as relações de amizade das de comando é outro ponto delicado. “Às vezes as decisões são impopulares”, afirma Martins. “Todo cargo de liderança tem um aspecto de solidão”, aponta Zanini.
Tentar impor a autoridade também pode ser uma armadilha. “Não adianta só dar ordens, é necessário envolver as pessoas em torno de um objetivo”, diz o especialista da Persona Consultoria.
Ajuda que vem de cima
Em momentos de grande indecisão, uma boa saída para o novo chefe é buscar o apoio de seus líderes. “Se o funcionário confia em seus superiores, pode recorrer a eles, buscando direcionamento”, diz Zanini.
Para Martins, interagir com outros líderes, da empresa e amigos, ou com profissionais especializados em gestão é outro caminho possível. A leitura de livros e revistas também é importante para conhecer outros cenários e desenvolver habilidades. “Não há uma regra. É preciso ter sensibilidade”, afirma.
Treinamento dentro da empresa
Para auxiliar os líderes no processo de desenvolvimento muitas empresas recorrem a treinamentos e técnicas diferenciadas de capacitação. O Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, criou um Centro de Simulação Realística no qual, entre outras atividades, os profissionais interagem com atores, simulando situações do dia a dia.
No caso da capacitação dos líderes, as simulações envolvem ações como demissão, contratação, avaliação, entre outros. "Normalmente um participante interage com os atores enquanto os demais assistem. Depois da simulação, todos discutem a reação do chefe naquela situação", afirma Cristina Mizoi, gerente de treinamento do centro.
De acordo com ela, a metodologia ajuda a fazer a conexão entre a teoria e a prática e os resultados do trabalho são positivos. "Já treinamos cerca de 230 profissionais e observamos melhorias no processo de avaliação, no índice absenteísmo e na contratação de funcionários", diz Cristina. "O objetivo é dar subsídios ao líder, mas nada melhor que o apoio de um superior, em situações mais complexas", afirma.

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/assumir+posicao+de+chefia+traz+desafios/n1237807852857.html

Palestra gratuita com o Animador de Era do Gelo, Pocahontas, Mulan,Princesa e Sapo e muitos outros

Fonte: http://www.artacademia.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Inscrições para Vestibulinho das Etecs vão até sexta-feira

A inscrição do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 termina às 15 horas dessa sexta-feira, 22 de outubro. O exame será no dia 21 de novembro.
O processo seletivo está oferecendo 65.919 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928).
Do total de vagas oferecidas, 56.308 são destinadas às 192 Etecs e às 33 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.
As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo.  Serão oferecidas 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
O próximo Vestibulinho vai oferecer também 19.193 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 18.253 vagas.
Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 85.112 vagas.
Novidades
* Cursos novos
Entre os 88 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2011, 7 são inéditos:
Administração Integrado ao Ensino Médio -  Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), 35 vagas, Etec Prof. Camargo Aranha (Capital), 80 vagas, e Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira (Santana de Parnaíba), 40 vagas;
Celulose e Papel -  Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas), 40 vagas à noite;
Dança Esportiva – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, 40 vagas, no período da noite;
Informática Integrado ao Ensino Médio -  Etec Elias Nechar (Catanduva), 40 vagas, Etec João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa), 36 vagas, Etec Jorge Street (São Caetano do Sul), 40 vagas, e Etec Polivalente de Americana, 40 vagas;
Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio -  Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal) e Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), ambas com 40 vagas;
Química Integrado ao Ensino Médio – Etec Júlio de Mesquita (Santo André), 40 vagas; e
Serviço de Restaurante e Bar – Etec de São Roque, 40 vagas à noite.
* O curso técnico em Agente Comunitário de Saúde passa a ser oferecido no processo seletivo em 3 Etecs (Amim Jundi, de Osvaldo Cruz; Praia Grande; Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital) e em uma classe descentralizada, extensão da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Todas com 40 vagas, à noite.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão até as 15 horas do dia  22 de outubro. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato também está disponível para download no site do Vestibulinho.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Fonte: http://www.artacademia.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

“Eu tenho orgulho de ser professor”

Mais de 60 anos na sala de aula A história de Francisca Maria Mendes Marques é rara. Aos 81 anos, continua exercendo a profissão que adquiriu aos 17. Não quer deixar de ser professora de jeito nenhum. Pelo menos, enquanto a saúde deixar. “Eu estou bem, graças a Deus. Se ele deixar, ainda fico aqui muito tempo. E se me demitirem, venho dar aulas de graça”, brinca entre gargalhadas.

Foto: Arquivo Pessoal
Francisca Marques (centro) inspirou as irmãs a se tornarem professoras. Aos 81 anos, ela não quer parar de ensinar
Filha de imigrantes italianos, Francisca se mudou de Itapira para Araras (ambas no interior de São Paulo) aos nove anos. Nunca conheceu o pai, que morreu em um acidente antes de seu nascimento. A mãe, doméstica, tinha pouco tempo para ela. Criada pelo avô, que era professor, aprendeu cedo o gosto pelas letras e o valor da educação. De família pobre, foi ela quem iniciou a transformação social e financeira na família.
Com bom humor, ela lembra dos primeiros alunos, adultos que alfabetizava em uma escola rural. Francisca tinha então 17 anos. “Dei aulas em grupo escolar, ensino fundamental, ensino médio e agora na faculdade. Desde criança, queria ser professora. Fiz o magistério com a ajuda de muita gente. E sei que ajudei muita gente depois também”, conta orgulhosa.
Nas memórias de Francisca, há uma coleção de histórias de transformação. Depois de quase 60 anos dando aulas em Araras, muitas gerações passaram pelas salas em que ela lecionou. Quando encontra um ex-aluno bem sucedido na rua, sente-se realizada. “Não é muito legal? Tenho alunos de cabelos brancos por aí. Eles me encontram e comemoram. Tem melhor pagamento?”, pergunta.
Incansável, Francisca cursou letras, ciências sociais, pedagogia. Em 2000, fez mestrado em história, junto com a filha caçula. Agora, decidiu encarar outro desafio: está cursando direito no turno da manhã, decisão tomada após a perda de um filho. Ela ainda coordena o colégio técnico mantido pelo Centro Universitário de Araras, mesma instituição em que coordena as atividades de estágio das licenciaturas entre 14h e 22h30.
“É melhor estudar do que ficar em casa chorando. Estou adorando o curso. Três dos meus professores foram meus alunos. Isso me enche de orgulho”, enfatiza.
Tanta paixão e prazer pelo trabalho influenciaram a opção profissional de muita gente na família. As duas irmãs de Francisca, filhas do segundo casamento da mãe e mais jovens, se tornaram professoras também, assim como as três filhas e três sobrinhas.
De mãe para filha e para neta
O envolvimento com a educação de Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, 61 anos, começou dentro de casa. Muito antes de pisar pela primeira vez em uma sala de aula como estudante, Clélia já era íntima de uma escola, o local de trabalho da mãe. Hoje integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia conta que a escolha por pedagogia foi natural. Além da mãe, outras tias também lecionavam.

Foto: Arquivo Pessoal
Três gerações de professoras: a paixão pela sala de aula passou de mãe para filha na família de Clélia Craveiro
“Na minha época, as mulheres tinham duas opções: direito ou pedagogia. A maioria optava pelo magistério. Mas, além disso, tinha o meu temperamento. Dava aulas para a meninada da vizinhança inteira desde pequena”, conta. “Não teria outra profissão que me realizaria tanto. Queria servir as pessoas e descobri com o magistério a possibilidade de não envelhecer, porque aprendo sempre”, diz.
O gosto pela profissão fez de Clélia uma militante em defesa do ensino. Da educação básica ao ensino superior, a goiana da cidade de Inhumas ocupou diferentes cargos: coordenadora, diretora, reitora, conselheira. Mas nunca deixou de dar aulas. “O contato com a sala de aula é o que nos dá a capacidade de compreender melhor o processo educativo”, afirma.
Tanta paixão já contaminou mais uma geração na família: a filha de Clélia, Fernanda Alvarenga Craveiro, 31 anos. Embora formada em administração e tendo sempre exercido a função de consultora, entregou-se ao gosto pela sala de aula quando chegou na pós-graduação. “Acho que estava tão intrínseco à minha vida que simplesmente aconteceu”, brinca. “Esse era um meio muito familiar para mim”.
Fernanda, que dá aulas em uma faculdade e coordena um núcleo de ensino à distância, admite que não pretende viver exclusivamente das aulas. Por isso, mantém sua consultoria, mas garante que a sala de aula é fascinante. “Essa paixão da minha mãe pela educação me contaminou. E o desafio de não saber o que acontecerá em cada aula me motiva”, garante.
De corretor de seguros a professor
Ulisses Araújo trocou carreira estabilizada como sócio em uma corretora de seguros e um salário de quase R$ 20 mil por mês para cursar pedagogia e ser um professor. A família quase enlouqueceu quando ele contou a “novidade”, ainda com 20 e poucos anos. Hoje, aos 48, tem certeza de que não poderia ter feito escolha melhor. Encontrou a realização profissional na sala de aula.

Foto: DavidSantosJr/Fotoarena
Ulisses Araújo deixou uma carreira lucrativa para fazer a faculdade de pedagogia e dar aulas. Hoje dá palestra a outros professores

“Estou preso à ideia de que a educação tem um papel de transformação da sociedade, de construção da justiça social e promoção da igualdade. Eram valores que carregava comigo desde cedo. Desde os 15 anos, participava de projetos sociais, que nunca abandonei, mesmo trabalhando. E eles me davam muita satisfação. Trabalho nesse sentido e me encontrei como professor”, garante.
O goiano Ulisses foi aprovado no vestibular de dois cursos quando terminou o ensino médio, administração e direito. O primeiro cursou por dois anos. O segundo, durante quatro. Como trabalhava desde o ensino médio, quando desistiu de se tornar um advogado, ouviu críticas da família, mas ninguém pode impedi-lo de abandonar o curso só para trabalhar. “Era independente. Mas todo mundo achava que eu estava louco”, conta.
Depois de alguns anos, durante um processo de terapia, Ulisses descobriu que o trabalho como corretor não era para ele. Aos poucos, a pedagogia apareceu como alternativa de vida. “Eu precisava de uma profissão que me mantivesse vínculos sociais com possibilidade de mudar o mundo”, diz.
Após três anos, se formou. Na sequência, já começou um mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e logo depois, o doutorado. Atualmente, é professor da Universidade de São Paulo (USP). “Hoje existe o maior reconhecimento da minha decisão. Passei a ser o orgulho da família e estou muito feliz”, afirma.
Quando jovem ensinava idosos. Idosa, ensina crianças
Aos 25 anos, Elza Zacharias Scartezini, começou a carreira de professora pelo antigo supletivo. Alfabetizava principalmente idosos em Limeira, no interior de São Paulo. “A maior parte dos alunos nunca tinha tido oportunidade de ir à escola e eu, novinha, ensinava gente com a idade da minha avó a ler e escrever”, lembra.

Foto: ARQUIVO PESSOAL
Elza, aos 68 anos, com os alunos de 3ª série, depois de se aposentar como alfabetizadora de adultos

Quando se aposentou no emprego no Serviço Social da Indústria, aos 50 anos, ainda se sentia muito jovem e cheia de energia. Então, arrumou outro público para ensinar: crianças de nove anos. “Passei em um concurso estadual e, desde então, escolho quase sempre uma 3ª série. Dou aula de tudo para eles, até educação física. Geralmente, entro no time que está perdendo para equilibrar”, conta, agora com 68 anos.
Elza é titular de uma classe do período matutino, mas fica à disposição para substituir colegas que precisem faltar à tarde e acaba trabalhando os dois períodos cerca de duas vezes por semana. “Minha única preguiça é me aposentar. Vou ser obrigada por idade, mas não queria.”
Em uma caixa grande, ela guarda todos os bilhetes de alunos que acumulou em 44 anos de magistério. “Se tiver que parar mesmo, pretendo escrever minhas memórias e são todas com passagens engraçadas e que me dão muito orgulho dos meus alunos de 8 a 80 anos.”
Inspiração na escola
O sonho de se tornar uma professora começou na infância de Elisabete Tieko, 39 anos. Nascida na cidade de Dracena (São Paulo), ela estudou a vida toda na capital paulista. Guarda com muito carinho a imagem dos professores que teve ao longo da vida. “Achava a profissão belíssima desde pequena. Ficava enfurecida com os colegas que falavam mal das professoras. E eles me achavam puxa-saco”, brinca.
Uma professora de português, na 5ª série, foi uma de suas maiores inspirações. Até hoje, Elisabete mantém contato com ela. “A Marlene sempre me incentivava. Ela percebia que eu gostava muito de escrever e de ler. Depois, no ensino médio, outra professora de química me marcou muito. Ela também me deu forças para seguir a carreira. Tive professores maravilhosos na minha vida”, diz.
Professora de português e inglês, ela trabalhava dia e noite. Dá aulas para todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na rede pública de São Paulo. “O que me mantém nas salas são os meninos que querem mudar de vida, se interessam em aprender e reconhecem meu trabalho”, admite.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/eu+tenho+orgulho+de+ser+professor/n1237801613728.html

Horário de verão deve reduzir em 0,5% consumo de energia

Moradores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País devem adiantar o relógio à 0h de domingo

O horário de verão começa na madrugada de domingo e deverá proporcionar uma redução de cerca de 0,5% no consumo de energia elétrica nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País. Isso corresponde a 174 megawatts/hora (MWh) no Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh no Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente. A estimativa foi feita pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
À meia-noite de sábado para o domingo, os moradores dessas regiões terão de adiantar os relógios em uma hora. A medida vai valer até zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.
Segundo o secretário de Energia Elétrica, esse porcentual de redução de 5% na demanda é o mesmo dos anos anteriores. O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre 19 horas e 21 horas, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.
Consumo
Os cálculos do Ministério de Minas e Energia são de que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul terão uma redução de energia de 5% no horário de pico, entre 19h e 21h, durante os cinco meses do horário de verão. No Sudeste e no Centro-Oeste, a diminuição esperada nos horários de pico é de 1.945 MWh e na região Sul a previsão é de que sejam consumidos menos 585 MWh. Esses números equivalem a 62% da energia consumida na cidade do Rio de Janeiro ou duas vezes o que gastam os moradores de Brasília e a 75% do que é consumido em Porto Alegre.
Este ano, ao contrário do que ocorreu em 2006, o início do horário de verão não será adiado por causa do segundo turno das eleições, no próximo dia 31 de outubro. Isso porque, de acordo com o secretário Ildo Grüdtner, as urnas eletrônicas agora estão programadas para fazer automaticamente a alteração no horário, e, assim, a realização do pleito não será afetada.
Alteração no sono
Ao mesmo tempo que os dias ficam mais longos, aumenta a dificuldade para acordar nos primeiros dias do horário de verão. No entanto, Flavio Alói, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que a mudança do horário tem pouca interferência para o relógio biológico.
"As pessoas atribuem a sensação de mais cansaço ao acordar ao novo horário, sem considerar o estresse diário, a ingestão de café ou de álcool em excesso ou o sedentarismo", diz. "Acaba sendo só um disparador de que o ritmo do organismo não vai bem."
Para contornar os efeitos, ele sugere, além de mudança de hábitos, dormir progressivamente mais cedo. "Quem deita à meia-noite pode ir às 23h45, depois às 23h30, e assim até as 23 horas." Para as crianças, a alteração dos ponteiros é mais significativa só nos três primeiros dias. "Embora necessitem de horas de sono para o desenvolvimento, elas têm uma vida mais saudável e sem tantas preocupações", afirma Alói.
Voos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as companhias aéreas vão seguir o horário de verão desde a hora da virada, mas recomenda aos passageiros que procurem as empresas em caso de dúvida.
Horário dos bancos
Nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências bancárias deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Os Estados são Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. As exceções são os municípios listados abaixo, que manterão inalterados seus horários de atendimento:
* Manaus (AM);
* Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará;
* Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante;
* Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista;
* Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/horario+de+verao+deve+reduzir+em+05+consumo+de+energia/n1237802115124.html

Alunos e professores de Etecs e Fatecs vão ganhar bolsas para intercâmbio nos EUA

O Centro Paula Souza vai oferecer 250 bolsas para alunos e 50 para professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para estudar inglês nos Estados Unidos.
Serão cursos intensivos de um mês, em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto que deverão correr por conta dos participantes.
O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino, ao oferecer uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.
Podem participar estudantes dos ensinos Técnico e Tecnológico que concluirão o curso no final de 2010 e professores de inglês do Centro Paula Souza. O prazo para inscrições vai até 20 de outubro.
Mais informações e inscrições http://www.fatgestao.org.br/cursos-exterior/

Fonte: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2010/outubro/13_alunos-e-professores-de-etec-e-fatecs-vao-ganhar-bolsas-para-intercambio-nos-eua.asp

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Estão abertas as inscrições para o Vestibular das Fatecs

As inscrições para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o primeiro semestre de 2011 estarão abertas até 9 de novembro. A prova será no dia 5 de dezembro.

Ao todo, serão oferecidas 10.250 vagas, distribuídas entre as 49 Fatecs, o que representa um crescimento de 1.060 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (9.190 vagas).
No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade.
Diversos cursos de graduação tecnológica estão passando por atualização, visando sua melhoria e adequação ao Catálogo de Cursos Superiores, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Novidades
* O Vestibular para o 1º semestre de 2011 vai oferecer 55 cursos de graduação tecnológica. Desse total, três são inéditos:
Gestão Ambiental – Fatec Jundiaí, 40 vagas à tarde;
Gestão de Recursos Humanos – Fatec Mogi das Cruzes, 40 vagas no período da manhã;
Processos Químicos – Fatec Praia Grande, 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite.
*Cinco Fatecs vão alterar ou ampliar os cursos oferecidos:
Fatec Carapicuíba – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite); Jogos Digitais (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite) e Sistemas para Internet (40 vagas à tarde);
Fatec Itapetininga – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite);
Fatec Jundiaí– Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, à tarde) e Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas, à noite);
Fatec Ourinhos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite), Jogos Digitais (40 vagas, de manhã) e Segurança da Informação (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite);
Fatec Praia Grande – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite); Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), 40 vagas à tarde.
*A Fatec São Paulo vai implantar nova turma em curso já existente: Soldagem (40 vagas de manhã).

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
No período de 6 de outubro a 9 de novembro, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível, na íntegra, para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.

Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar.
É indispensável que o candidato verifique detalhadamente se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Fonte: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2010/outubro/06_estao-abertas-as-inscricoes-para-o-vestibular-das-fatecs.asp

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O futuro está aí exigindo que governos e empresas se preparem

A cada dia que passa, o futuro fica mais próximo. Assim, as empresas, o governo e os cidadãos, ou seja, a sociedade precisa estar preparada. Segundo algumas projeções, em seis anos, um bilhão de pessoas poderão estar conectadas à internet; os atuais 6 bilhões de habitantes da Terra poderão chegar a 9 bilhões por volta do ano 2050 e 98% desse crescimento ocorrerá nas regiões mais pobres; o consumo da energia no mundo crescerá mais do que 50% nos próximos 20 anos. Essas informações constam do relatório O Estado do Futuro 2010, apresentado pelo Núcleo de Estudos do Futuro (NEF). Segundo a diretora de Pesquisa do NEF, Rosa Alegria, a ideia é inspirar as pessoas e que o relatório esteja nas mãos de quem decide. “Essas decisões precisam ser tomadas pensando em dez, quinze anos, e não só em quatro, como geralmente ocorre na política.” Já o presidente do Conselho Deliberativo do NEF, Ladislau Dowbor, disse que há uma conscientização por parte das empresas de que também podem contribuir para garantir o futuro das próximas gerações e tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor. “Os resultados desse relatório são apenas indicadores, todos nós precisamos ir atrás para que tudo possa melhorar.”

Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/beneficios.asp

Entrevista é uma das etapas mais difíceis para quem busca emprego

Tudo começa com um bom currículo. Se aprovado, começa a outra fase. Saiba como se comportar nesta etapa decisiva de seleção.

“Você fica um pouco nervoso, mas tem que se segurar porque senão não consegue passar”, diz William de Paula, desempregado.

“Você não sabe o que dizer e fica perdido na hora da entrevista“, comenta Aguinaldo Passos, desempregado.

Tudo começa com um bom currículo, enviado antes. Lembre-se:
- tem de ser feito em papel branco e com no máximo duas folhas;
- nada de letras coloridas;
- informe o endereço, telefone e e-mail;
- informe os últimos empregos por onde passou, três ou quatro, e porque saiu;
- foto e salário, só se a nova empresa pedir.

Após a aprovação do currículo, começa outra fase. Encare como uma nova seleção.
Quando chegar para a entrevista desligue o celular, antes mesmo de entrar na sala. Se o telefone toca revela falta de compromisso.
Chiclete e bala nem em pensamento. A partir de agora é o seu comportamento que vai determinar se você merece a vaga. Muito pouco da sua experiência profissional vai ser levado em conta nesse tipo de seleção.
Atenção em como agir:
- cumprimente o selecionador com um aperto de mão;
- chame-o pelo nome somente se ele pedir;
- não fique olhando para os lados;
- responda só o que for perguntado.
As perguntas mais comuns são:

Por que você quer o emprego?
Nunca diga que é por causa de problemas pessoais. “Mostra que ele não está envolvido com a empresa. Todo candidato tem contas para pagar e precisa do emprego. Ele tem que convencer a empresa que através do currículo dele, das habilidades dele e do histórico profissional, ele pode oferecer um serviço que vai valer a pena para a empresa contratá-lo”, explica Flávia Mentoni, coordenadora do programa de Orientação para o Trabalho.

Qual cargo você quer? Qual a sua pretensão?
Seja objetivo. Nunca responda que qualquer coisa serve. “Demonstra falta de valorização pessoal e de objetivo pessoal também”, diz Mentoni.
Um centro de treinamento em São Paulo dá aulas de como se comportar numa entrevista. Setenta e cinco por cento dos trabalhadores confessam não estar preparados. “Falar bem de você mesmo todo mundo fala, agora o seu mal, todo mundo se enrola...”, diz William de Paula, desempregado.
“Transformar os defeitos dele a favor dele e não contra ele. Nós sempre orientamos a falar qualidades em excesso, por exemplo: ‘sou uma pessoa muito detalhista’, ‘extremamente ansiosa’, ‘eu quero resolver as coisas rápido demais’, ‘eu fico ansiosa se eu não termino uma tarefa no dia que me foi pedido’. Estes são exemplos a favor dele e não contra ele”, explica Izilda leal Borges, gerente de atendimento ao empregador.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/entrevista-e-uma-das-etapas-mais-dificeis-para-quem-busca-emprego.html

Você não votou em 03.10.2010? Saiba como justificar sua ausência

Você pode justificar a sua ausência até 60 dias depois da eleição, mas o formulário deve ser assinado diante de um funcionário da Justiça Eleitoral.

Isso pode ser feito até 60 dias depois da eleição, mas o formulário deve ser assinado diante de um funcionário da Justiça Eleitoral.

O o eleitor precisa apresentar o título e um documento oficial com foto.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/jh-nas-eleicoes-2010.html

Fórum Permanente de Debates do CIEE sobre a Realidade Brasileira

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Brasil é o 3º colocado em número de advogados no mundo

Com mais de 713 mil inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) federal, o País está em terceiro lugar no ranking das nações que mais formam advogados no mundo. Os dados foram atualizados até 27 de julho de 2010.
O primeiro lugar é dos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de advogados, seguido pela Índia, que está quase atingindo a marca obtida em terras norte-americanas.
“É possível que a gente ultrapasse esses países em alguns anos”, acredita Marcelo Muriel, sócio do Mattos Muriel Kestener Advogados, que também integra o grupo latino-americano de arbitragem da Câmara de Comércio internacional. Muriel foi um dos palestrantes da Fenalaw, em São Paulo.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/10/06/brasil-e-o-3%C2%BA-colocado-em-numero-de-advogados-no-mundo/

Lista de concursos e oportunidades

Verifique no site

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/04/confira-lista-de-concursos-e-oportunidades.html 

os concursos públicos e oportunidades de emprego com inscrições abertas ou cujas vagas foram autorizadas e aguardam publicação de edital.

Estudo que ajudou luta contra o câncer é Nobel de Química

Premiados ajudaram a desenvolver catalisador para moléculas de carbono. Anúncio foi feita nesta quarta-feira (6), em Estocolmo, na Suécia.

O prêmio Nobel de Química de 2010 foi entregue ao químico norte-americano Richard Heck e aos japoneses Ei-Ichi Negishi e Akira Suzuki por desenvolverem técnicas que permitem a criação de novas moléculas de carbono, mais complexas que as existentes na natureza, informou nesta quarta-feira (6) a Fundação Nobel, no Karolinska Institutet, em Estocolmo.
A Real Academia de Ciências da Suécia, responsável pelo prêmio, destacou as contribuições dos três cientistas no uso do paládio, metal comum na rotina da odontologia, para facilitar a ligação entre carbonos. O processo é conhecido como acoplamento cruzado do paládio catalisado.
Dez milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,5 milhão, serão divididas entre os três químicos. Nesta semana, já foram anunciados os prêmios Nobel de Medicina e de Física. Os próximos serão o de Literatura, da Paz e de Economia.

Confira aqui os dez últimos premiados com o Nobel de Química
 Um dos empregos mais conhecidos do paládio como agente para facilitar a ligação entre carbonos está na criação da diazonamida A, eficaz contra células cancerígenas no colo de útero.
"A humanidade precisa de novos medicamentos para tratar câncer ou dar conta dos efeitos devastadores de vírus mortais, a indústria eletrônica busca substâncias para emitir luz e a agrícola quer material capaz de proteger as colheitas", disse o comitê organizador.

Akira Suzuki
Akira Suzuki, um dos vencedores do prêmio Nobel
de Química de 2010. (Foto: AP Photo / Kyodo News)
Síntese orgânica
Para criar materiais complexos, os cientistas precisam unir átomos de carbono, o elemento fundamental para a química orgânica.
Antes das reações criadas por Heck, Suzuki e Negishi, fazer moléculas simples de carbono era possível, mas o problema surgia com compostos mais complexos. Muitos materiais indesejáveis surgiam nos tubos de ensaio com o emprego das técnicas antigas.
Após a pesquisa dos três químicos, o paládio passou a servir como meio para unir átomos de carbono de forma mais fácil, com menos "dejetos".
Compostos de carbono são encontrados na coloração das flores, no veneno de cobras e até mesmo em substâncias como a penicilina, o mais famoso dos antibióticos existentes. Na indústria, a síntese orgânica tem emprego no tratamento do câncer, na área eletrônica e na agricultura.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/nobel-de-quimica-vai-para-richard-heck-ei-ichi-negishi-e-akira-suzuki.html

Toda a linha de produção da Coca-Cola terá minitampa até 2011

Com quatro milímetros de altura a menos, a nova tampa representa uma importante redução de custos

por Bruna Bessi, iG São Paulo | 06/10/2010 05:30

Os 16 fabricantes da linha de bebidas do grupo Coca-Cola no País terão até o final de 2011 para adaptar sua produção e colocar a minitampa em todos os produtos da marca. O processo diminui os custos com a compra de plástico e ainda reduz o impacto no meio ambiente. Com o material economizado nos quatro milímetros de altura e meio grama a menos (uma redução de 17% do uso de plástico na minitampa, já que ela pesa 2,9 gramas), poderão ser produzidas, até 2012, 120 milhões de garrafas de dois litros.

O início da produção com a nova tampa fez com que os bocais e o sistema de fabricação das garrafas fossem adaptados. Mesmo com a vantagem econômica, a tampa ainda não é encontrada em todos os produtos e tamanhos. “A ordem da matriz é de que seja usada em todos os produtos da linha, mas alguns fabricantes ainda estão se adaptando”, afirma José Mauro de Moraes, diretor de meio ambiente da Coca-Cola Brasil.
Nos últimos três anos, as garrafas pet da Coca-Cola tiveram seu peso reduzido entre 8% e 26% - em média um grama de seu peso original –, a depender do volume. A garrafa de 600 ml, que pesa 28 gramas, ficará dois gramas mais leve. O mesmo aconteceu com as de vidro e alumínio, que também ficaram mais leves.

Atitudes sustentáveis
A garrafa retornável é outro meio encontrado pela Coca-Cola para reduzir o uso de plástico. Nesse produto também se usa o material pet, mas o peso é um pouco maior do que as garrafas convencionais. “Daqui para a frente, as ações em favor da sustentabilidade estarão cada vez mais presentes”, afirma Telmo Ojeda, diretor de engenharia de materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Outra alternativa ao plástico derivado do petróleo é a chamada “garrafa verde”, ou PlantBottle. Fabricada com pet e um plástico que usa cana-de-açúcar, a embalagem pode ser encontrada nas garrafas de 500 ml e 600 ml. Todas são 100% recicláveis, utilizam etanol brasileiro e podem ser encontradas em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Porto Alegre e no Rio de Janeiro. A expansão do uso da tecnologia ainda não foi possível porque existe limitação de oferta de matéria-prima: a resina de plástico derivada da cana-de-açúcar usada pela empresa é importada da Índia.
A empresa tem ainda o projeto “Bottle-to-bottle”, que produz novas garrafas a partir do plástico reciclado de embalagens usadas. A perspectiva da empresa é de que essas garrafas sejam comercializadas este ano na região Sul do país, mas o projeto ainda se encontra em fase de testes.

Saiba mais sobre esta notícia no endereço: http://economia.ig.com.br/empresas/industria/toda+a+linha+de+producao+da+cocacola+tera+minitampa+ate+2011/n1237792046079.html#4

Uso do e-mail no trabalho exige cuidados

Organização das mensagens e regras de etiqueta ajudam a evitar constrangimentos

por Roberta Gonçalves, iG São Paulo em 06/10/2010 05:55

Com a enxurrada de e-mails que invadem as caixas de mensagens dos profissionais, diariamente, a administração dessas informações pode ser tornar algo complicado.
Além disso, o uso cada vez mais intenso dessa ferramenta de comunicação faz com que muitas pessoas respondam de forma quase automática, deixando para trás regras essenciais para o bom entendimento da mensagem e até para evitar situações constrangedoras.
Por isso, na opinião de Silvia Andrade Burim, coordenadora pedagógica de idiomas da FAAP, mesmo com a proliferação da comunicação digital, algumas vezes o melhor é recorrer a métodos tradicionais, como telefone e reuniões. “Se o profissional tem muitos assuntos para discutir o melhor é agendar um encontro para esclarecer as questões”, afirma.
O fundador da Micro Frequency, empresa especializada em soluções corporativas para gerenciamento e monitoramento da Internet, Orácio Kuradomi destaca que abordar diversos temas em uma mensagem o remetente corre o risco do destinatário resolver um dos pontos e excluir o e-mail, deixando as demais tarefas pendentes. Por isso, ele aconselha a encaminhar um e-mail para cada assunto a ser resolvido.

Foto: Divulgação
Silvia, da Faap: se há muitos assuntos para discutir, o melhor é agendar uma reunião
Quando o melhor é falar
Discussões e feedbacks também devem ser conduzidos, de preferência, pessoalmente. “Em algumas situações o melhor é falar diretamente para evitar qualquer entendido”, diz Silvia.
Na opinião dela, o vai e vem de mensagens envolvendo uma só questão também é sinal de que a comunicação escrita pode estar sendo pouco eficiente. “Se o profissional encaminha o e-mail, o colega responde, e o ciclo se repete mais de uma vez é hora de buscar outra forma de comunicação”, afirma. “Quando o nível de detalhamento é elevado, significa que a mensagem não está clara”, explica.
Assuntos urgentes pedem, ao menos, um telefonema. Na opinião de Kuradomi, o melhor é evitar enviar mensagens esperando retorno imediato, pois o destinatário pode não estar na empresa ou acessar o e-mail algumas vezes por semana. “Não acho que o e-mail seja a melhor forma de comunicação, especialmente em casos de urgência”, afirma a coordenadora da FAAP.
Redação
O cuidado ao redigir o texto é outro ponto fundamental. O profissional deve evitar gírias e palavras inteiras com letras maiúsculas, que dão a sensação de que o remetente está gritando, além de ficar atento à acentuação.
Reler o e-mail antes de encaminhar é importante para evitar erros de português, que passam uma imagem despreocupada. O assunto também exige cuidado redobrado. “Este é o principal campo, pois é nele que o remetente resume a mensagem principal. Por isso é essencial que ele seja claro”, afirma Kuradomi.
Anexos
Evite enviar a mensagem principal em um arquivo anexo, pois isso obriga o profissional a clicar em diversas mensagens até chegar ao que interessa. Além disso, o remetente deve ficar atento ao encaminhamento de muitos anexos ou de arquivos pesados. Algumas vezes isso faz com que o e-mail fique bloqueado no servidor ou que demore muito para ser recebido.
Organização
Com tantos e-mails circulando, concentrar as mensagens na caixa de entrada pode ser improdutivo. “O ideal é manter só os e-mails de alta prioridade na caixa de entrada”, afirma Kuradomi. Outra dica importante é organizar seu sistema, criando pastas para clientes, fornecedores, urgentes etc. Algumas soluções permitem, inclusive, criar regras. Assim, se o usuário determina que o e-mail do chefe deve ir para uma pasta diferenciada, o sistema faz isso automaticamente.
Outra sugestão de Kuradomi é manter mais de uma conta de correio eletrônico. Assim, cria-se um e-mail para uso profissional, outro para uso pessoal e o terceiro para listas de discussões e grupos.

Fonte: http://economia.ig.com.br/carreiras/uso+do+email+no+trabalho+exige+cuidados/n1237792394265.html