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"Consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."

Papa João Paulo XXII


Nós do ETEC Martin Luther King- Extensão João Crispiniano agradecemos a todos os grandes momentos vividos.
À todos que fizeram parte desta grande história, Coordenadores,Professores, Alunos e Pais.... "OBRIGADO"





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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O desafio de promover a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do papel

Implantar o conceito de sustentabilidade em todas as atividades de uma empresa é um dos maiores desafios que companhias de grande dimensão enfrentam ao tomar para si o compromisso de atuar de forma sustentável, no sentido amplo que esta palavra representa, ou seja, o que envolve as questões ambientais, sociais e de equilíbrio do próprio negócio.
Um programa de sustentabilidade efetivo deve influenciar todos os stakeholders, envolvê-los nos compromissos e na missão de uma empresa e, a exemplo do que realizam companhias líderes do setor de celulose e papel, estabelecer caminhos criativos de inovação nos processos e uso de tecnologia sustentável em seus produto.

O que é preciso ser feito?

Uma vez que sua matéria-prima, de base florestal, está diretamente relacionada ao meio ambiente, o setor de celulose e papel está profundamente engajado nas questões relacionadas à sustentabilidade, tendo investido maciçamente em tecnologias verdes e em ciclos de produção benéficos ao ecossistema. O setor é pró-ativo em diversas iniciativas de cunho sustentável, por se tratar de um negócio voltado, em grande parte, à exportação e que responde também às crescentes exigências do mercado internacional quanto às questões relacionadas à certificação florestal, assim o consumidor exige do fornecedor respeito à natureza.
O desafio do setor abrange uma cadeia produtiva bastante extensa e complexa, que envolve das florestas plantadas à fabricação da celulose e do papel. Por isso, para ter relevância e coerência, programas de sustentabilidade no setor devem abranger cada ponto dessa cadeia.

Como construir um processo sustentável?

É nessa direção que a Fibria, por exemplo, uma das maiores fabricantes de celulose e papel do mundo, definiu iniciativas sustentáveis, nos diversos segmentos nos quais atua e envolvendo cada um dos públicos com os quais se relaciona. São projetos focados na base florestal, no fomento florestal, nas unidades industriais ou que envolvem a certificação dos produtos e atividades, os temas globais, o relacionamento com seus públicos, os empregados, os fornecedores e as questões de governança. Inovando nos processos com o uso de tecnologias limpas.

Gerenciar Recursos

Gerenciar programas de sustentabilidade em tantas frentes é uma tarefa complexa. Além da definição das áreas que devem ser alvo dos programas e da implantação de ações consistentes com os objetivos, um importante desafio é garantir o alinhamento do conceito de sustentabilidade em todas essas áreas, de modo que a implantação dos mesmos seja bem sucedida, realizada a partir de diretrizes bastante claras e precisas junto a todos os stakeholders neles envolvidos. Integrando sustentabilidade ao negócio criando valor.

Alinhar conceitos e estruturar os planos

Um caminho bem sucedido, nesse sentido, é a criação de comitês – entre os quais se inclua um grupo responsável pela gestão da estratégia e outro que tenha a missão de criar e apontar as diretrizes socioambientais para a operação. Conforme comprova nossa experiência, essa estrutura permite a implementação das ações de sustentabilidade de forma integrada, observando-se as premissas e conceitos que norteiam a atuação da empresa nessa área.

Engajamento

Igualmente importante é a criação de canais de comunicação, o que permite influenciar e engajar todos os envolvidos nos procedimentos recomendados e envolvê-los de forma participativa e assertiva. Um caminho que se mostra muito positivo é desenvolver iniciativas junto à comunidade, aos fornecedores e demais públicos; manter com eles um relacionamento estruturado no qual seja possível discutir as questões comuns entre estes públicos e a Corporação, de forma transparente e participativa, inspirando assim a construção de uma relação de confiança e, por si só, sustentável.

Ações na cadeia de custódia – Ecoeficiência dos Produtos

No que se refere ao processo industrial, há inúmeras ações de resultados tangíveis. Os esforços para assegurar o maior aproveitamento de água no processo produtivo já possibilitam a Fibria, hoje produzir uma tonelada de celulose utilizando-se apenas 30m³ de água, bem abaixo do padrão registrado em algumas empresas do setor.
Tão importante quanto a água, está a preservação de outros quatro elementos essenciais – ar, energia, terra, e pessoas -, pois eles são a base da sustentabilidade de toda a vida no planeta. Também nessa direção, a Fibria vem criando benchmarking, com o Programa de Ecoeficiência na Gráfica. Trata-se de uma iniciativa cujo objetivo é mostrar aos clientes a importância de ser preservar esses cinco elementos vitais, controlando seus processos.
Essas iniciativas são baseadas no conceito de “Ecoeficiência”, que tem como foco a fabricação e impressão de papéis de forma eficiente e sustentável, respeitando a natureza.
Ainda na área industrial, outra iniciativa que avança rapidamente no setor e cujos resultados podem ser dimensionados, é o coprocessamento de resíduos sólidos na fabricação de papel. Nessa direção, há um projeto muito interessante já implantado, pelo qual os resíduos sólidos utilizados para se produzir tijolos cerâmicos para construção civil. Isto permite aproveitar materiais que, de outra forma geram passivos ambientais.
Estas são ações cujos resultados são mensurados e transformados em indicadores que podem ser disseminados pela empresa.
Tão relevantes quanto as ações que geram indicadores são aquelas cujos ganhos são intangíveis, e cujos resultados ultrapassam os muros da fábrica, os limites da empresa, e da mesma forma contagiam a sociedade ou os públicos do entorno.
Enfim, a construção da sustentabilidade nos processos da Fibria tem como alicerce as atividades básicas da área produtiva e a capacidade de se multiplicar os conceitos. É um conjunto de ações, posturas, ideias, crenças e realizações que o setor de celulose e papel vem colocando em prática alinhadas a uma visão e os valores da nossa empresa.
Fonte: http://sustentabilidade.ogerente.com.br/sustentabilidade-nas-atividades-da-empresa/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=2a8ce2ba1d-Rede_O_Gerente_03_12_2010&utm_medium=email

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